“E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; você, porém, vá e proclame o Reino de Deus. Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão
do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus”. (Lc 9, 59-62)
Hoje temos uma ótima reflexão, baseada no texto bíblico Lucas 24,35-48
(como seguir a Jesus). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.
O texto foi publicado pelo autor na sua página no Facebook.
Vale a pena ler!
WCejnóg
Por José Antonio Pagola
26 Junho 2025
SEGUIR A JESUS
"Seguir" Jesus é uma metáfora que os discípulos aprenderam pelos caminhos da Galileia. Para eles significa especificamente: não perder Jesus de vista; não ficar longe dele; andar, mover-se e dar passos atrás dele. "Seguir" Jesus exige uma dinâmica de movimento. Por isso o imobilismo dentro da Igreja é uma doença mortal: mata a paixão por seguir Jesus compartilhando sua vida, sua causa e seu destino.
As primeiras gerações cristãs nunca esquecem que ser cristão é "seguir" Jesus e viver como ele. Isto é o essencial. Por isso Lucas dá tanta importância a três ditados de Jesus.
Primeiro ditado. Aquele que se aproxima, decidido a segui-lo, Jesus adverte-o assim: O Filho do homem não tem onde reclinar a sua cabeça. O instinto de sobreviver no meio da sociedade moderna está nos levando hoje,a nós cristãos, a buscar segurança. A hierarquia está empenhada em recuperar um apoio social que está decrescendo. As comunidades cristãs perdem peso e força para influenciar o ambiente. Não sabemos "onde reclinar a cabeça". É hora de aprender a seguir Jesus de forma mais humilde e vulnerável, mas também mais autêntica e real.
Segundo ditado. A um que pede para ir antes enterrar o seu pai Jesus diz-lhe: Deixe os mortos enterrar os seus mortos; você vai anunciar o reino de Deus. Na Igreja vivemos muitas vezes distraídos por costumes e obrigações que vêm do passado, mas não ajudam a gerar vida evangélica hoje. Há pastores que se sentem como "mortos que se dedicam a enterrar mortos". É hora de voltar para Jesus e buscar o reino de Deus primeiro. Só assim nos colocaremos na verdadeira perspectiva para entender e viver a fé como ele queria.
Terceiro ditado. A outro diz: Aquele que deita mão no arado e continua olhando para trás não serve para o reino de Deus. Olhando apenas para trás não é possível anunciar o reino de Deus. Quando a criatividade se afoga ou se mata a imaginação evangélica, quando se controla toda novidade como perigosa e se promove uma religião estática, estamos impedindo Jesus de seguir vivo. É hora de procurar, mais uma vez, «vinho novo em odres novos». Jesus pedia.
13 Tempo Comum - C
(Lucas 9,51-62)
29 de junho
Fonte: Facebook