“Mas ele lhes disse: Dai-lhes vós de comer”. (Lc 9,13)
Hoje temos uma ótima reflexão, que tem como a base o texto bíblico Lc 9,11b-17 (Jesus sacia a fome da multidão). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.
O texto foi publicado pelo autor na sua página no Facebook.
Vale a pena ler!
WCejnóg
Por José Antonio Pagola
19 Junho 2025
Compartilhar o nosso com os necessitados
Havia dois problemas mais angustiantes nas aldeias da Galileia: fome e divisão. Era o que mais fazia Jesus sofrer. Quando seus discípulos lhe pediram que os ensinasse a orar, Jesus aponta para dois pedidos: “Pai, dá-nos o pão necessário”; “Pai, perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores.”
O que poderíam fazer contra as forças que os estavam destruindo e contra as divisões que os estavam fazendo sofrer? Jesus viu claramente a vontade de Deus: compartilhar o pouco que tínham e perdoar as dívidas mutuamente. Assim, um novo mundo nasce.
No início da história, há um diálogo muito esclarecedor. Vendo que as pessoas estão como fome, os discípulos propõem uma solução mais confortável e menos comprometedora: "Que essa gente vá às aldeias e compre o que comer"; Que cada um resolva os seus problemas da melhor forma possível. Jesus responde chamando-os à responsabilidade; «Dai-lhes vós de comer»; Não deixeis as famílias abandonadas à sua sorte.
Devemos fazer como pede Jesus. Vivemos à beira do mar para as famílias do mundo e não podemos perder a nossa identidade cristã; não podemos ser infiéis a Jesus; a nossa recitação eucarística não pode carecer da sua sensibilidade e do seu horizonte. Então, como uma religião como a nossa deve ser um movimento de seguidores mais fiéis a Jesus?
Em primeiro lugar, não devemos perder a nossa perspectiva fundamental: que tenhamos cada vez mais uma grande empatia por aqueles que nós não conhecemos; por aqueles que sofrem e estão privados de paz e dignidade. Em segundo lugar, que nos empenhemos em pequenas iniciativas, concretas, modestas, parciais, que nos ensinem a partilhar e a identificar-nos mais com o estilo de Jesus.
Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo – C
(Lucas 9,11b-17)
22 de junho
Fonte: Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário