Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

quinta-feira, 23 de março de 2023

“Nossa esperança”. – Reflexão de José Antonio Pagola.

 

 


Disse-lhe Jesus: <Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?> Ela lhe respondeu: <Sim, Senhor, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo>”. (Jo 11,25-27)

Abaixo, uma excelente reflexão, que tem como pano de fundo o texto bíblico Jo 11, 1-45 (Jesus ressuscita o amigo Lázaro). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola. O texto foi publicado pelo autor na sua página no Facebook.

Vale a pena ler!

WCejnóg

 

Por José Antonio Pagola

23 Março 2023 

 NOSSA ESPERANÇA

O relato da ressurreição de Lázaro é incrível. Por um lado, Jesus nunca nos é apresentado como humano, frágil e cativante como neste momento em que morre um dos seus melhores amigos. Por outro lado, nunca somos tão diretamente convidados a acreditar em seu poder salvador: "Eu sou a ressurreição e a vida: quem crê em mim, ainda que morra, viverá... Você acredita nisso?"

Jesus não esconde o seu amor por estes três irmãos de Betânia que certamente o acolhem em sua casa sempre que vem a Jerusalém. Um dia Lázaro adoece, e suas irmãs mandam um recado a Jesus: nosso irmão "a quem tanto amas" está doente. Quando Jesus chega à aldeia, Lázaro está enterrado há quatro dias. Ninguém pode trazê-lo de volta à vida.

A família está quebrada. Quando Jesus aparece, Maria começa a chorar. Ninguém pode confortá-la. Vendo os soluços da amiga, Jesus não se contém e também começa a chorar. Sua alma se parte ao sentir a impotência de todos diante da morte. Quem pode nos confortar?

Há em nós um desejo insaciável pela vida. Passamos dias e anos lutando para viver. Apegamo-nos à ciência e, sobretudo, à medicina para prolongar esta vida biológica, mas há sempre uma última doença da qual ninguém nos pode curar.

Nem nos serviria viver esta vida para sempre. Seria horrível um mundo envelhecido, cheio de velhos, com cada vez menos espaço para os jovens, um mundo em que a vida não se renovasse. O que desejamos é uma vida diferente, sem dor nem velhice, sem fome nem guerra, uma vida totalmente feliz para todos.

Hoje vivemos em uma sociedade que foi descrita pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman como "uma sociedade de incerteza". Nunca o ser humano teve tanto poder para caminhar rumo a uma vida mais feliz. E, no entanto, talvez você nunca tenha se sentido tão impotente diante de um futuro incerto e ameaçador. O que podemos esperar?

Como os seres humanos de todos os tempos, também vivemos cercados pela escuridão. O que é a vida? O que é a morte? Como você tem que viver? Como você tem que morrer? Antes de ressuscitar Lázaro, Jesus diz a Marta estas palavras, que são um desafio decisivo para todos os seus seguidores: «Eu sou a ressurreição e a vida: quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá... Crês isto? ».

Apesar das dúvidas e obscuridades, os cristãos acreditam em Jesus, Senhor da vida e da morte. Somente nele buscamos luz e força para lutar pela vida e enfrentar a morte. Somente nele encontramos uma esperança de vida além da vida.

5 Quaresma – A

(João 11,1-45)

26 de março

José Antonio Pagola

goodnews@ppc-editorial.com

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário