Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

quinta-feira, 9 de março de 2023

“A religião de Jesus”. – Reflexão de José Antonio Pagola. Excelente!

“No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".    (Jo 4, 23-24) 

 

Abaixo, uma excelente reflexão, muito atual, que tem como pano de fundo o texto bíblico Jo 4,5-42 (Jesus e a mulher Samaritana). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.

O texto foi publicado pelo autor na sua página no Facebook.

Vale a pena ler!

WCejnóg


José Antonio Pagola

08 Março 2023

A RELIGIÃO DE JESUS

Cansado da estrada, Jesus senta-se junto à fonte de Jacó, perto da aldeia de Sicar. Logo uma mulher samaritana chega para saciar sua sede. Espontaneamente, Jesus começa a falar com ela sobre o que ela tem no coração.

Em determinado momento da conversa, a mulher levanta os conflitos entre judeus e samaritanos. Os judeus fazem uma peregrinação a Jerusalém para adorar a Deus. Os samaritanos escalam o Monte Garizin, cujo cume pode ser visto do poço de Jacó. Onde se deve adorar a Deus? Qual é a verdadeira religião? O que pensa o profeta da Galiléia?


Jesus começa deixando claro que a verdadeira adoração não depende de um determinado lugar, por mais venerável que seja. O Pai Celestial não está preso a nenhum lugar, não pertence a nenhuma religião. Não pertence a nenhum povo em particular.

Não devemos esquecer isso. Para se encontrar com Deus não é necessário ir a Roma ou fazer uma peregrinação a Jerusalém. Não é necessário entrar em uma capela ou visitar uma catedral. Desde a prisão mais secreta, desde a enfermaria de um hospital, desde qualquer cozinha ou local de trabalho podemos elevar o nosso coração a Deus.

Jesus não fala com a mulher samaritana sobre "adorar a Deus". Seu idioma é novo. Até três vezes ele fala em "adorar o Pai". Por isso não é preciso subir uma montanha para se aproximar um pouco mais de um Deus distante, alheio aos nossos problemas, indiferente aos nossos sofrimentos. A verdadeira adoração começa reconhecendo Deus como um Pai querido que nos acompanha de perto ao longo de nossas vidas.

Jesus lhe diz outra coisa. O Pai está procurando por "verdadeiros adoradores". Ele não espera grandes cerimônias, celebrações solenes, incensos e procissões de seus filhos. O que ele quer são corações simples que o adorem "em espírito e em verdade".

"Adorar o Pai em espírito" é seguir os passos de Jesus e deixar-se guiar como Ele pelo Espírito do Pai, que sempre o envia aos últimos. É aprender a ser compassivo como o Pai é. Jesus diz claramente: “Deus é Espírito, e aqueles que o adoram devem fazê-lo em espírito”. Deus é amor, perdão, ternura, sopro vivificante... e os que o adoram devem assemelhar-se a ele.

"Adorar o Pai em verdade" é viver em verdade. Voltando sempre à verdade do evangelho. Ser fiéis à verdade de Jesus sem nos fecharmos nas nossas próprias mentiras. Depois de vinte séculos de cristianismo, aprendemos a adorar verdadeiramente a Deus? Somos os verdadeiros adoradores que o Pai procura?

3 Quaresma – A

(João 4,5-42)

12 de março

José Antonio Pagola

goodnews@ppc-editorial.com

Fonte: Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário