Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sexta-feira, 5 de julho de 2019

“A paz de Deus”. – Reflexão de José Antonio Pagola. Muito boa!



Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: `A paz esteja nesta casa!' Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós.”  (Lc 10, 5-6)


Abaixo, uma reflexão muito concreta e bem atual, que tem como pano de fundo o texto bíblico Lc 10, 1-12.17-20 (Jesus envia os discípulos). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola. Foi publicada na no site do Instituto Humanitas Unisinos (IHU).



Vale a pena ler!

WCejnóg





IHU – ADITAL

05 Julho 2019


A paz de Deus


A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho segundo Lc 10,1-12.17-20 que corresponde ao 14° Domingo do Tempo Comum, ciclo C do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto.


Eis o texto


De poucas palavras se abusou tanto como da palavra «paz». Todos nós falamos de «paz», mas o significado desse termo foi mudando profundamente, afastando-se cada vez mais do seu sentido bíblico. O seu uso interesseiro fez da paz um termo ambíguo e problemático. Hoje, em geral, as mensagens de paz resultam muito suspeitosas e não conseguem muita credibilidade.


Quando se fala em paz nas primeiras comunidades cristãs, não se pensa, antes de tudo, numa vida mais calma e menos problemática, que corre de forma ordeira ao longo de caminhos de maior progresso e bem-estar. Antes de tudo e na origem de qualquer paz individual ou social está a convicção de que todos são aceites por Deus apesar dos nossos erros e contradições, todos podemos viver reconciliados e em amizade com ele. Isto é o primordial e decisivo: «Estamos em paz com Deus» (Romanos 5,1).


Essa paz não é só a ausência de conflitos, mas uma vida mais plena que nasce da total confiança em Deus e afeta o próprio centro da pessoa. Essa paz não depende apenas de circunstâncias externas. É uma paz que brota do coração, conquistando gradualmente a toda a pessoa e dela se estende aos outros.


Essa paz é um presente de Deus, mas também fruto de um trabalho não pequeno que pode prolongar-se durante toda uma vida. Receber a paz de Deus e guardá-la fielmente no coração, mantê-la no meio dos conflitos e contagiá-la, difundi-la aos outros exige o esforço apaixonado, mas não fácil, de unificar e enraizar a vida em Deus.


Essa paz não é uma compensação psicológica ante a falta de paz na sociedade; não é uma evasão pragmática que se afasta dos problemas e conflitos; não se trata de um refúgio confortável para pessoas decepcionadas ou céticas ante uma paz social quase «impossível». Se for a verdadeira paz de Deus, converte-se no melhor estímulo para viver trabalhando por uma convivência pacífica feita entre todos e para o bem de todos.


Jesus pede aos Seus discípulos que, ao anunciar o reino de Deus, a sua primeira mensagem seja para oferecer paz a todos: «Dizei primeiro: paz a esta casa». Se a paz for aceita, irá estender-se pelas aldeias da Galileia. Caso contrário, ela «voltará» de novo para eles, mas nunca deve ficar destruída no seu coração, pois a paz é um presente de Deus.

 
Fonte: IHU – Comentário doEvangelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário