Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sábado, 11 de julho de 2020

“A força oculta do evangelho” – Reflexão de José Antonio Pagola. Excelente!


"Por essa razão eu lhes falo por parábolas: ‘Porque vendo, eles não vêem e, ouvindo, não ouvem nem entendem’.
Neles se cumpre a profecia de Isaías: ‘Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão.
Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria’.
(Mt 13, 13-15)

Hoje trago para este espaço uma boa reflexão, que tem como pano de fundo o texto bíblico Mt 13, 1-23  (Parábola do semeador). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.

Para quem procura entender melhor a mensagem deixada por Jesus Cristo nos Evangelhos, certamente a reflexão de hoje pode ajudar nesse sentido. 

O texto foi publicado na no site do Instituto Humanitas Unisinos (IHU).

Vale a pena ler!

                                                                 WCejnóg

 IHU – ADITAL

11 Julho 2020

A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Mateus capítulo 13,1-23 que corresponde ao 15° Domingo do ciclo A do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola  comenta o texto.

Eis o texto

 

A parábola do semeador é um convite à esperança. O semear do evangelho, muitas vezes inútil por diversas contrariedades e oposições, tem uma força irreprimível. Apesar de todos os obstáculos e dificuldades, e mesmo com resultados muito diferentes, o semear termina em colheita fecunda que faz esquecer outros fracassos.

Não devemos perder a confiança por causa da aparente impotência do reino de Deus. Sempre parece que “a causa de Deus” está em declínio e que o evangelho é algo insignificante e sem futuro. E, no entanto não é assim. O evangelho não é uma moral ou uma política, nem sequer uma religião com maior ou menor futuro. O evangelho é a força salvadora de Deus “semeada” por Jesus no coração do mundo e na vida dos homens.

Empurrados pelo sensacionalismo dos atuais meios de comunicação, parece que só temos olhos para ver o mal. E já não sabemos reconhecer essa força da vida que se encontra oculta por aparências mais desencorajadoras.

Se pudéssemos observar o interior da vida, ficaríamos surpreendidos ao encontrar tanta bondade, entrega, sacrifício, generosidade e amor verdadeiro. Há violência e sangue no mundo, mas cresce em muitos, o desejo de uma verdadeira paz. Impõe-se o consumismo egoísta na nossa sociedade, mas são bastantes os que descobrem o gozo de uma vida simples e partilhada. A indiferença parece ter apagado a religião, mas em não poucas pessoas desperta-se a nostalgia de Deus e a necessidade de oração.

A energia transformadora do evangelho está aí trabalhando a humanidade. A sede de justiça e de amor continuará a crescer. O semear de Jesus não terminará em fracasso. O que se nos pede é acolher a semente. Não descobrimos em nós mesmos a força que não provém de nós e que nos convida a crescer incessantemente, a ser mais humanos, a transformar nossas vidas, a tecer novas relações entre as pessoas, a viver com mais transparência, a abrir-nos com mais verdade a Deus?

Fonte: IHU – Comentário do Evangelho



Nenhum comentário:

Postar um comentário