Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sexta-feira, 17 de julho de 2020

“A vida é mais do que se vê”. – Reflexão de José Antonio Pagola. Excelente!


"Em seguida, propôs-lhes outra parábola: O Reino dos céus é comparado a um grão de mostarda que um homem toma e semeia em seu campo. É esta a menor de todas as sementes, mas, quando cresce, torna-se um arbusto maior que todas as hortaliças, de sorte que os pássaros vêm aninhar-se em seus ramos." (Mt 13, 31-32)

Abaixo, uma boa reflexão, muito atual, que tem como pano de fundo o texto bíblico Mt 13, 24-43  (Jesus ensina usando as parábolas - parábola do joio e trigo; da semente de mostarda; do fermento). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.

O texto foi publicado na no site do Instituto Humanitas Unisinos (IHU).

Vale a pena ler!

WCejnóg

IHU – ADITAL

17 Julho 2020

A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Mateus capítulo 13,24-43 que corresponde ao 16° Domingo do ciclo A do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto.

Eis o texto

Em geral, tendemos a procurar Deus no espetacular e no prodigioso, não no pequeno e insignificante. Por isso, resultava difícil aos galileus acreditarem em Jesus quando lhes dizia que Deus já estava trabalhando no mundo. Onde se poderia sentir seu poder? Onde estavam os «sinais extraordinários» de que falavam os escritores apocalípticos?

Jesus teve que ensiná-los a captar a presença salvadora de Deus de outra forma. Mostrou-lhes sua grande convicção: a vida é mais que o que se vê. Enquanto vamos vivendo de uma forma distraída, sem captar nada de especial, algo misterioso está acontecendo no interior da vida.

Jesus vivia com essa : não podemos experimentar nada de extraordinário, mas Deus está trabalhando no mundo. Sua força é irresistível. É necessário tempo para ver o resultado final. É necessário, sobretudo, fé e paciência para olhar profundamente a vida e intuir a ação secreta de Deus.

Talvez a parábola que mais os surpreendeu foi a da semente de mostarda. É a menor de todas, como a cabeça de um alfinete, mas com o tempo converte-se num belo arbusto. Em abril, todos podem ver bandos de pintassilgos abrigando-se nos seus ramos. Assim é o «reino de Deus».

perplexidade teve que ser geral. Os profetas não falavam assim. Ezequiel comparava-o com um «cedro magnífico», plantado numa «montanha elevada e excelsa», que lançaria uma ramagem frondosa e serviria de abrigo a todos os pássaros e aves do céu. Para Jesus, a verdadeira metáfora de Deus não é o «cedro», que faz pensar em algo grandioso e poderoso, mas a «mostarda», que sugere o pequeno e insignificante.

Para seguir Jesus, não é necessário sonhar com coisas grandes. É um erro que seus seguidores procurem uma Igreja poderosa e forte que se imponha sobre os outros. O ideal não é o cedro no cimo de uma montanha alta, mas o arbusto de mostarda que cresce junto aos caminhos e acolhe os pintassilgos em abril.

Deus não está no sucesso, no poder ou na superioridade. Para descobrir sua presença salvadora, temos de estar atentos ao pequeno, ao comum e ao cotidiano. A vida não é apenas o que se vê. É muito mais. Assim pensava Jesus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário