Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sábado, 13 de março de 2021

“Deus ama o mundo”. - Reflexão de José Antonio Pagola. Excelente!

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.“ (Jo 3, 16-17)

Abaixo, uma boa reflexão, muito atual, que tem como pano de fundo o texto bíblico João 3,14-21 (Diálogo de Jesus com Nicodemos). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola. O texto foi publicado pelo autor em sua página do Facebook.

Vale a pena ler! 

Wcejnóg

Por José Antonio Pagola

14 de março de 2021

DEUS AMA O MUNDO

Não é apenas mais uma frase. Não são apenas palavras que podem ser removidas do evangelho sem nenhuma mudança importante. É a afirmação que reúne o núcleo essencial da fé cristã. "Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único Filho." Este amor de Deus é a origem e o fundamento da nossa esperança.

Deus ama o mundo." Ele o ama do jeito que é. Inacabado e incerto. Cheio de conflitos e contradições. Capaz do melhor e do pior. Este mundo não caminha sozinho, perdido e indefeso. Deus o envolve com seu amor em todos os quatro lados. Isso tem consequências da maior importância.

Primeiro. Jesus é, antes de tudo, o "presente" que Deus deu ao mundo, não apenas aos cristãos. Os pesquisadores podem discutir interminavelmente sobre muitos aspectos de sua figura histórica. Os teólogos podem continuar a desenvolver suas teorias mais engenhosas. Só quem se aproxima de Jesus como o grande dom de Deus pode descobrir nele, com emoção e alegria, a proximidade de Deus com cada ser humano.

Segundo. A razão de ser Igreja, única coisa que justifica a sua presença no mundo, é recordar o amor de Deus. O Vaticano II o sublinhou muitas vezes: a Igreja «é enviada por Cristo para manifestar e comunicar o amor de Deus a todos os homens». Nada é mais importante. A primeira coisa é comunicar esse amor de Deus a cada ser humano.

Terceiro. Segundo o evangelista, Deus dá ao mundo aquele grande dom que é Jesus, “não para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”. É perigoso fazer todo um programa pastoral baseando-o apenas na denúncia e o aviso sobre a condenação do mundo moderno. Só com o coração cheio de amor podemos todos chamar uns aos outros à conversão. Se as pessoas se sentem condenadas por Deus, não estamos transmitindo a mensagem de Jesus, mas outra coisa: talvez o nosso ressentimento e raiva.

Quarto. Nestes momentos em que tudo parece confuso, incerto e desanimador, nada impede que cada um de nós introduza um pouco de amor no mundo. É o que Jesus fez. Você não precisa esperar por nada. Por que não haverá neste momento bons homens e mulheres que apresentem amor, amizade, compaixão, justiça, sensibilidade e ajuda a quem sofre ...? São eles que constroem a Igreja de Jesus, a Igreja do amor.

4 Quaresma - B

(João 3,14-21)

buenasnoticias@ppc-editorial.com

Fonte: Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário