"Novamente
Jesus disse: < Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio >.
E com isso, soprou sobre eles e disse:
< Recebam o Espírito Santo >." (Jo, 20, 21-22)
Solenidade de Pentecostes
Abaixo, uma bonita reflexão, muito atual, que tem como pano de fundo o texto bíblico João 20,19-23 (Jesus aparece aos discípulos). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.
O texto foi publicado pelo autor na sua página no Facebook.
Vale a pena ler!
WCejnóg
05 Junho 2022
Por José Antonio Pagola
BEM-VINDO À VIDA!
Falar do "Espírito Santo" é falar do que podemos experimentar de Deus em nós. O "Espírito" é Deus agindo em nossas vidas: a força, a luz, o sopro, a paz, a consolação, o fogo que podemos experimentar em nós e cuja origem última está em Deus, a fonte de toda a vida.
Essa ação de Deus em nós quase sempre ocorre de forma discreta, silenciosa e quieta; mesmo a pessoa de fé sente apenas uma presença quase imperceptível. Às vezes, porém, a certeza nos invade, transbordando alegria e confiança total: Deus existe, ele nos ama, tudo é possível, até a vida eterna.
O sinal mais claro da ação do Espírito é a vida. Deus está lá onde a vida desperta e cresce, onde ela se comunica e se expande. O Espírito Santo é sempre um “doador de vida”: dilata o coração, ressuscita o que está morto em nós, desperta o que está adormecido, põe em movimento o que foi bloqueado. De Deus estamos sempre recebendo "novas energias para a vida" (Jürgen Moltmann).
Esta ação criativa e renovadora de Deus não se reduz apenas a "experiências íntimas da alma". Ela penetra em todas as camadas da pessoa. Desperta os nossos sentidos, vivifica o corpo e reaviva a nossa capacidade de amar. Para dizer talvez, o Espírito leva a pessoa a viver tudo de forma diferente: de uma verdade mais profunda, de uma confiança maior, de um amor mais altruísta.
Para muitos, a experiência fundamental é o amor de Deus, e o dizem com uma simples frase: "Deus me ama". Essa experiência lhes devolve a dignidade indestrutível, lhes dá força para sair da humilhação ou do desânimo, ajuda-os a encontrar o melhor de si mesmos.
Outros não pronunciam a palavra "Deus", mas experimentam uma "confiança fundamental" que os faz amar a vida apesar de tudo, enfrentar os problemas com coragem, buscar sempre o que é bom para todos.
Ninguém vive privado do Espírito de Deus. Ele está em todos nós, atraindo nosso ser para a vida. Acolhemos o "Espírito Santo" quando acolhemos a vida. Esta é uma das mensagens mais básicas da festa cristã de Pentecostes.
Pentecostes – C.
(João 20,19-23)
5 de junho
Jose Antonio Pagola
goodnews@ppc-editorial.com
Fonte: Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário