Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sábado, 4 de junho de 2022

“Bem-vindo à vida”. – Reflexão de José Antonio Pagola. Excelente!


"Novamente Jesus disse: < Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio >.  E com isso, soprou sobre eles e disse: < Recebam o Espírito Santo >." (Jo, 20, 21-22)

Solenidade de Pentecostes

 

Abaixo, uma bonita reflexão, muito atual, que tem como pano de fundo o texto bíblico João 20,19-23 (Jesus aparece aos discípulos). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.

O texto foi publicado pelo autor na sua página no Facebook.

Vale a pena ler!

WCejnóg

Facebook

05 Junho 2022

Por José Antonio Pagola

BEM-VINDO À VIDA!

Falar do "Espírito Santo" é falar do que podemos experimentar de Deus em nós. O "Espírito" é Deus agindo em nossas vidas: a força, a luz, o sopro, a paz, a consolação, o fogo que podemos experimentar em nós e cuja origem última está em Deus, a fonte de toda a vida.

Essa ação de Deus em nós quase sempre ocorre de forma discreta, silenciosa e quieta; mesmo a pessoa de fé sente apenas uma presença quase imperceptível. Às vezes, porém, a certeza nos invade, transbordando alegria e confiança total: Deus existe, ele nos ama, tudo é possível, até a vida eterna.

O sinal mais claro da ação do Espírito é a vida. Deus está lá onde a vida desperta e cresce, onde ela se comunica e se expande. O Espírito Santo é sempre um “doador de vida”: dilata o coração, ressuscita o que está morto em nós, desperta o que está adormecido, põe em movimento o que foi bloqueado. De Deus estamos sempre recebendo "novas energias para a vida" (Jürgen Moltmann).

Esta ação criativa e renovadora de Deus não se reduz apenas a "experiências íntimas da alma". Ela penetra em todas as camadas da pessoa. Desperta os nossos sentidos, vivifica o corpo e reaviva a nossa capacidade de amar. Para dizer talvez, o Espírito leva a pessoa a viver tudo de forma diferente: de uma verdade mais profunda, de uma confiança maior, de um amor mais altruísta.

Para muitos, a experiência fundamental é o amor de Deus, e o dizem com uma simples frase: "Deus me ama". Essa experiência lhes devolve a dignidade indestrutível, lhes dá força para sair da humilhação ou do desânimo, ajuda-os a encontrar o melhor de si mesmos.

Outros não pronunciam a palavra "Deus", mas experimentam uma "confiança fundamental" que os faz amar a vida apesar de tudo, enfrentar os problemas com coragem, buscar sempre o que é bom para todos.

Ninguém vive privado do Espírito de Deus. Ele está em todos nós, atraindo nosso ser para a vida. Acolhemos o "Espírito Santo" quando acolhemos a vida. Esta é uma das mensagens mais básicas da festa cristã de Pentecostes.

Pentecostes – C.

(João 20,19-23)

5 de junho

Jose Antonio Pagola

goodnews@ppc-editorial.com

Fonte: Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário