Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sábado, 3 de setembro de 2022

“Seguidores lúcidos”. – Reflexão de José Antonio Pagola.

E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo". (Lc 14,27)

Abaixo, uma reflexão muito concreta, que tem como pano de fundo o texto bíblico Lucas 14,25-33 (Seguir Jesus – assumir riscos calculados). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.

O texto foi publicado pelo autor na sua página no Facebook.

Vale a pena ler!

WCejnóg


Por José Antonio Pagola

31 Agosto 2022

Seguidores lúcidos

É um erro pretender considerar-se "discípulos" de Jesus sem parar para refletir sobre as exigências concretas de seguir seus passos e sobre a força que devemos ter para fazê-lo. Jesus nunca pensou em seguidores inconscientes, mas em pessoas lúcidas e responsáveis.

As duas imagens que Jesus usa são muito concretas. Ninguém começa a “construir uma torre” sem refletir sobre como deve agir para terminá-la. Seria um fracasso começar a “construir” e não conseguir terminar a obra iniciada.

O Evangelho que Jesus propõe é um modo de "construir" a vida. Um projeto ambicioso, capaz de transformar a nossa existência. Por isso não é possível viver de forma evangélica sem parar para refletir sobre as decisões que devem ser tomadas a cada momento.

O segundo exemplo também é claro. Ninguém enfrenta inadvertidamente um adversário que vem atacar com um exército muito mais poderoso sem antes refletir se esse combate terminará em vitória ou derrota. Seguir Jesus é enfrentar os adversários do reino de Deus e sua justiça. Não é possível lutar pelo reino de Deus de forma alguma. Lucidez, responsabilidade e decisão são necessárias.

Em ambos os exemplos a mesma coisa se repete: os dois personagens “se sentam” para refletir sobre as demandas, os riscos e as forças que têm para realizar sua tarefa. Segundo Jesus, a meditação, o debate, a reflexão sempre serão necessários entre seus seguidores. Caso contrário, o projeto cristão pode ficar inacabado.

É um erro sufocar o diálogo e impedir o debate na Igreja de Jesus. Precisamos mais do que nunca deliberar juntos sobre a conversão que nós, seus seguidores, temos que viver hoje. "Sentar-se" para pensar com que forças temos para construir o reino de Deus na sociedade moderna. Caso contrário, nossa evangelização será uma “torre inacabada”.

23 Tempo Comum - C

(Lucas 14,25-33)

4 de setembro

goodnews@ppc-editorial.com

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário