"Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados." (Mt 1, 21)
Ùltimo Domingo do Advento
Hoje podemos desfrutar de uma excelente reflexão, talvez a mais importante nesses dias finais do Advento, para entendermos o mistério da festa natalina. É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.
O texto bíblico Mateus 1,18-24 (José acolhe Maria e Jesus) é lido neste domingo.
A reflexão foi publicada pelo autor na sua página no Facebook.
Vale a pena ler!
WCejnóg
Por José Antonio Pagola
14 Dezembro 2022
Deus está conosco
O Natal está tão desfigurado que hoje parece quase impossível ajudar alguém a compreender o mistério que encerra. Talvez haja um caminho, mas cada um tem que percorrê-lo. Não consiste em compreender grandes explicações teológicas, mas em viver uma humilde experiência interior diante de Deus.
As grandes experiências da vida são uma dádiva, mas, normalmente, só são vividas por quem se dispõe a recebê-las. Para viver a experiência do Filho de Deus feito homem, é necessário preparar-se a partir de dentro. O evangelista Mateus nos diz que Jesus, o menino nascido em Belém, é o único que podemos verdadeiramente chamar de "Emanuel", que significa "Deus conosco". Mas o que isso significa? Como você pode "saber" que Deus está com você?
Tenha coragem de ficar sozinho. Encontre um lugar calmo e tranquilo. Escute a si mesmo. Aproxime-se silenciosamente do mais íntimo do seu ser. É fácil para você experimentar um sentimento tremendo: que você está sozinho na vida; que na verdade estão longe todas aquelas pessoas que o cercam e às quais você se sente unido pelo amor. Eles te amam muito, mas estão fora de você.
Mantenha o silêncio. Talvez você tenha uma impressão estranha: você vive porque está enraizado em uma realidade imensa e desconhecida. De onde vem a vida? O que está no fundo do seu ser? Se você conseguir "segurar" o silêncio um pouco mais, provavelmente começará a sentir medo e paz ao mesmo tempo. Você está diante do mistério último do seu ser. Os crentes chamam isso de Deus.
Abandone-se a esse mistério com confiança. Deus parece imenso e distante. Mas, se você se abrir para ele, você aparecerá próximo a ele. Deus está em você sustentando sua fragilidade e te fazendo viver. Não é como as pessoas que te amam de fora. Deus está em seu próprio ser.
Segundo Karl Rahner, «esta experiência do coração é a única com a qual se pode compreender a mensagem de fé do Natal: Deus se fez homem». Você nunca mais estará sozinho. Ninguém está sozinho. Deus está conosco.
Agora você sabe "algo" sobre o Natal. Você pode comemorar, curtir e parabenizar. Você pode desfrutar com seus entes queridos e ser mais generoso com aqueles que sofrem e vivem tristes. Deus está contigo.
4 Advento – A
(Mateus 1,18-24)
18 de dezembro
José Antonio Pagola
goodnews@ppc-editorial.com
Fonte: Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário