Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sábado, 14 de janeiro de 2023

“Desejarmos batizar-nos pelo espírito de Jesus”. – Reflexão de José Antonio Pagola.

 

“Então João deu o seguinte testemunho: "Eu vi o Espírito descer dos céus como pomba e permanecer sobre ele. Eu não o teria reconhecido se aquele que me enviou para batizar com água não me tivesse dito: 'Aquele sobre quem você vir o Espírito descer e permanecer, esse é o que batiza com o Espírito Santo'. Eu vi e testifico que este é o Filho de Deus". (Jo 1,32-34) 

 

Hoje temos uma bonita reflexão, muito atual, que tem como pano de fundo o texto bíblico João 1,29-34 (O testemunho de João Batista). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.

O texto foi publicado pelo autor na sua página no Facebook.

Vale a pena ler!

WCejnóg


 José Antonio Pagola

12 Janeiro 2023

Desejarmos batizar-nos pelo espírito de Jesus

Os evangelistas se esforçam para distinguir o batismo de Jesus do batismo de João. Esses batismos não devem ser confundidos.

O batismo de Jesus não consiste em imergir seus seguidores nas águas de um rio. Jesus imerge seus seguidores no Espírito Santo. O evangelho de João deixa isso claro. Jesus possui a plenitude do Espírito de Deus, e assim ele pode comunicar essa plenitude aos seus seguidores. A grande novidade de Jesus é que Jesus é "o Filho de Deus" que pode "batizar com o Espírito Santo".

Este batismo de Jesus não é um banho externo, semelhante ao que alguns podem ter conhecido nas águas do Jordão. É um "banho interno". A metáfora sugere que Jesus comunica seu Espírito para penetrar, impregnar e transformar o coração da pessoa.

Este Espírito Santo é considerado pelos evangelistas como o "Espírito de vida". Portanto, deixar-se batizar por Jesus significa acolher seu Espírito como fonte de vida nova. Seu Espírito pode nos trazer para uma relação mais vital com ele. Ela pode nos levar a um novo nível de existência cristã, uma nova etapa do cristianismo mais fiel a Jesus.

O Espírito de Jesus é o "Espírito da verdade". Deixar-nos batizar por ele é colocar a verdade em nosso cristianismo. Não nos deixar enganar por falsos títulos. Recuperar sempre de novo nossa identidade inalienável como seguidores de Jesus. Abandonar os caminhos que nos desviam do evangelho.

O Espírito de Jesus é o "Espírito de amor", capaz de nos libertar da covardia e do egoísmo de viver pensando apenas em nossos próprios interesses e bem-estar. Deixar-se batizar por ele é abrir-se ao amor solidário, gratuito e compassivo.

O Espírito de Jesus é o "Espírito de conversão" a Deus. Deixar-se batizar por ele significa deixar-se transformar lentamente por ele. Aprender a viver com seus critérios, suas atitudes, seu coração e sua sensibilidade para com aqueles que vivem.

O Espírito de Jesus é o "Espírito de renovação". Deixar-se batizar por ele é deixar-se atrair por sua novidade criativa. Ele pode despertar o o que é de melhor da Igreja e dar-lhe um "coração novo", com uma maior capacidade de ser fiel ao Evangelho.

2 Tempo Comum - A

(João 1:29-34)

15 de janeiro

José Antonio Pagola

buenasnoticias@ppc-editorial.com

Fonte:Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário