“Então João deu o seguinte testemunho: "Eu vi o Espírito descer dos céus como pomba e permanecer sobre ele. Eu não o teria reconhecido se aquele que me enviou para batizar com água não me tivesse dito: 'Aquele sobre quem você vir o Espírito descer e permanecer, esse é o que batiza com o Espírito Santo'. Eu vi e testifico que este é o Filho de Deus". (Jo 1,32-34)
Hoje temos uma bonita reflexão, muito atual, que tem como pano de fundo o texto bíblico João 1,29-34 (O testemunho de João Batista). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.
O texto foi publicado pelo autor na sua página no Facebook.
Vale a pena ler!
WCejnóg
José Antonio Pagola
12 Janeiro 2023
Desejarmos batizar-nos pelo espírito de Jesus
Os evangelistas se esforçam para distinguir o batismo de Jesus do batismo de João. Esses batismos não devem ser confundidos.
O batismo de Jesus não consiste em imergir seus seguidores nas águas de um rio. Jesus imerge seus seguidores no Espírito Santo. O evangelho de João deixa isso claro. Jesus possui a plenitude do Espírito de Deus, e assim ele pode comunicar essa plenitude aos seus seguidores. A grande novidade de Jesus é que Jesus é "o Filho de Deus" que pode "batizar com o Espírito Santo".
Este batismo de Jesus não é um banho externo, semelhante ao que alguns podem ter conhecido nas águas do Jordão. É um "banho interno". A metáfora sugere que Jesus comunica seu Espírito para penetrar, impregnar e transformar o coração da pessoa.
Este Espírito Santo é considerado pelos evangelistas como o "Espírito de vida". Portanto, deixar-se batizar por Jesus significa acolher seu Espírito como fonte de vida nova. Seu Espírito pode nos trazer para uma relação mais vital com ele. Ela pode nos levar a um novo nível de existência cristã, uma nova etapa do cristianismo mais fiel a Jesus.
O Espírito de Jesus é o "Espírito da verdade". Deixar-nos batizar por ele é colocar a verdade em nosso cristianismo. Não nos deixar enganar por falsos títulos. Recuperar sempre de novo nossa identidade inalienável como seguidores de Jesus. Abandonar os caminhos que nos desviam do evangelho.
O Espírito de Jesus é o "Espírito de amor", capaz de nos libertar da covardia e do egoísmo de viver pensando apenas em nossos próprios interesses e bem-estar. Deixar-se batizar por ele é abrir-se ao amor solidário, gratuito e compassivo.
O Espírito de Jesus é o "Espírito de conversão" a Deus. Deixar-se batizar por ele significa deixar-se transformar lentamente por ele. Aprender a viver com seus critérios, suas atitudes, seu coração e sua sensibilidade para com aqueles que vivem.
O Espírito de Jesus é o "Espírito de renovação". Deixar-se batizar por ele é deixar-se atrair por sua novidade criativa. Ele pode despertar o o que é de melhor da Igreja e dar-lhe um "coração novo", com uma maior capacidade de ser fiel ao Evangelho.
2 Tempo Comum - A
(João 1:29-34)
15 de janeiro
José Antonio Pagola
buenasnoticias@ppc-editorial.com
Fonte:Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário