“Daí em diante Jesus começou a pregar: "Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo". Andando à beira do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Eles estavam lançando redes ao mar, pois eram pescadores. E disse Jesus: "Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens". No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram.”. (Mt 17-20)
Abaixo, uma boa reflexão, que tem como pano de fundo o texto bíblico Mateus 4,12-23 (Jesus começa sua missão na Galiléia). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.
O texto foi publicado pelo autor na sua página no Facebook.
Vale a pena ler!
WCejnóg
José Antonio Pagola
19 Janeiro 2023
A PRIMEIRA PALAVRA DE JESUS
O evangelista Mateus cuida muito bem do cenário em que Jesus fará sua aparição pública. A voz do Batista se apaga e a nova voz de Jesus começa a ser ouvida. A paisagem seca e sombria do deserto desaparece e a vegetação e a beleza da Galileia assumem o centro do palco. Jesus deixa Nazaré e se muda para Cafarnaum, às margens do lago. Tudo sugere o surgimento de uma nova vida.
Dentro da Igreja há uma "grande luz". É Jesus. Nele Deus nos é revelado. Não temos que escondê-lo
Mateus lembra que estamos na "Galiléia dos gentios". Você já sabe que Jesus pregou nas sinagogas judaicas daquelas aldeias e não andou entre os pagãos. Mas a Galiléia é uma encruzilhada; Cafarnaum, cidade aberta ao mar. Daqui virá a salvação para todos os povos.
Por enquanto, a situação é trágica. Inspirado por um texto do profeta Isaías, Mateus vê que “o povo habita nas trevas”. Na terra "há sombras de morte". A injustiça e o mal reinam. A vida não pode crescer. As coisas não são como Deus as quer. O Pai não reina aqui.
No entanto, no meio da escuridão, o povo começará a ver "uma grande luz". Entre as sombras da morte "uma luz começa a brilhar". Esse é sempre Jesus: uma grande luz que brilha no mundo.
Segundo Mateus, Jesus começa sua pregação com um grito: "Arrependam-se". Esta é a sua primeira palavra. É a hora da conversão. Você tem que se abrir para o re
com nossa liderança. Não devemos substituí-lo por nada. Não devemos fazer dela uma doutrina teórica, uma teologia fria ou uma palavra enfadonha. Se a luz de Jesus se apagar, os cristãos se tornarão o que Jesus tanto temia: “cegos tentando guiar outros cegos”.É por isso que hoje esta é também a primeira palavra que devemos ouvir: "Converte-te"; recuperar sua identidade cristã; volte às suas raízes; ajudar a Igreja a passar para uma nova etapa do cristianismo mais fiel a Jesus; viva com uma nova consciência de seguidores; ponham-se a serviço do reino de Deus.
3 Tempo Comum – A
(Mateus 4,12-23)
22 de janeiro
José Antonio Pagola
goodnews@ppc-editorial.com
Fonte: Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário