Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sábado, 21 de janeiro de 2023

“Primeira palavra de Jesus”. – Reflexão de José Antonio Pagola.


Daí em diante Jesus começou a pregar: "Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo".  Andando à beira do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Eles estavam lançando redes ao mar, pois eram pescadores.  E disse Jesus: "Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens". No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram.”. (Mt 17-20)

Abaixo, uma boa reflexão, que tem como pano de fundo o texto bíblico Mateus 4,12-23 (Jesus começa sua missão na Galiléia). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.

O texto foi publicado pelo autor na sua página no Facebook.

Vale a pena ler!

WCejnóg

José Antonio Pagola

19 Janeiro 2023

A PRIMEIRA PALAVRA DE JESUS

O evangelista Mateus cuida muito bem do cenário em que Jesus fará sua aparição pública. A voz do Batista se apaga e a nova voz de Jesus começa a ser ouvida. A paisagem seca e sombria do deserto desaparece e a vegetação e a beleza da Galileia assumem o centro do palco. Jesus deixa Nazaré e se muda para Cafarnaum, às margens do lago. Tudo sugere o surgimento de uma nova vida.

Dentro da Igreja há uma "grande luz". É Jesus. Nele Deus nos é revelado. Não temos que escondê-lo

Mateus lembra que estamos na "Galiléia dos gentios". Você já sabe que Jesus pregou nas sinagogas judaicas daquelas aldeias e não andou entre os pagãos. Mas a Galiléia é uma encruzilhada; Cafarnaum, cidade aberta ao mar. Daqui virá a salvação para todos os povos.

Por enquanto, a situação é trágica. Inspirado por um texto do profeta Isaías, Mateus vê que “o povo habita nas trevas”. Na terra "há sombras de morte". A injustiça e o mal reinam. A vida não pode crescer. As coisas não são como Deus as quer. O Pai não reina aqui.

No entanto, no meio da escuridão, o povo começará a ver "uma grande luz". Entre as sombras da morte "uma luz começa a brilhar". Esse é sempre Jesus: uma grande luz que brilha no mundo.

Segundo Mateus, Jesus começa sua pregação com um grito: "Arrependam-se". Esta é a sua primeira palavra. É a hora da conversão. Você tem que se abrir para o re

com nossa liderança. Não devemos substituí-lo por nada. Não devemos fazer dela uma doutrina teórica, uma teologia fria ou uma palavra enfadonha. Se a luz de Jesus se apagar, os cristãos se tornarão o que Jesus tanto temia: “cegos tentando guiar outros cegos”.

É por isso que hoje esta é também a primeira palavra que devemos ouvir: "Converte-te"; recuperar sua identidade cristã; volte às suas raízes; ajudar a Igreja a passar para uma nova etapa do cristianismo mais fiel a Jesus; viva com uma nova consciência de seguidores; ponham-se a serviço do reino de Deus.

3 Tempo Comum – A

(Mateus 4,12-23)

22 de janeiro

José Antonio Pagola

goodnews@ppc-editorial.com

 

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário