Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sábado, 13 de maio de 2023

“Temos Defensor”. – Reflexão de José Antonio Pagola.

“Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Se me amais, guardareis os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco: o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós.” (Jo 14, 15-17)

Hoje temos uma excelente reflexão, baseada no texto bíblico Jo 14, 15-21 (Jesus promete o Espírito Santo). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.

O texto foi publicado pelo autor na sua página no Facebook.

Vale a pena ler!

WCejnóg

Por José Antonio Pagola

10 Maio 2023

TEMOS DEFENSOR

A verdade é que o ser humano é bastante complexo. Cada indivíduo é um mundo de desejos e frustrações, ambições e medos, dúvidas e questionamentos. Muitas vezes não sabemos quem somos ou o que queremos. Não sabemos para onde nossa vida está se movendo. Quem pode nos ensinar a viver corretamente?

Abordagens e teorias abstratas são inúteis aqui. Não basta esclarecer as coisas racionalmente. Normas e diretrizes corretas são insuficientes aos nossos olhos. O que é decisivo é a arte de agir todos os dias de forma positiva, saudável e criativa.

Para um cristão, Jesus é sempre o seu grande mestre de vida, mas não o temos mais ao nosso lado. Por isso são tão importantes estas palavras do Evangelho: “Pedirei ao Pai que vos dê outro Consolador que esteja sempre convosco, o Espírito da verdade”.

 

Precisamos de alguém que nos lembre da verdade de Jesus. Se o esquecermos, não saberemos quem somos ou o que fomos chamados a ser. Nós nos desviaremos do evangelho repetidas vezes. Defenderemos em seu nome causas e interesses que pouco têm a ver com ele. Acreditaremos na posse da verdade ao mesmo tempo que vamos desfigurá-la.

Precisamos que o Espírito Santo ative em nós a memória de Jesus, sua presença viva, sua imaginação criadora. Não se trata de despertar uma lembrança do passado: sublime, comovente, cativante, mas memória. O que o Espírito do Ressuscitado faz conosco é abrir o coração para o encontro pessoal com Jesus vivo. Só esta relação afetiva e cordial com Jesus Cristo é capaz de nos transformar e gerar em nós uma nova forma de ser e viver.

O Espírito é chamado no quarto evangelho de “defensor” ou “paráclito”, porque nos defende daquilo que pode nos destruir. Há muitas coisas na vida das quais não sabemos como nos defender. Precisamos de luz, força, alimento que nos sustente. É por isso que invocamos o Espírito. Esta é a melhor maneira de entrar em contato com Jesus e viver defendido daquilo que pode nos desviar dele.

6 Semana da Páscoa – A

(Jo 14,15-21)

14 de maio

José Antonio Pagola

goodnews@ppc-editorial.com

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário