Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sexta-feira, 5 de maio de 2023

“O que é cristianismo?” – Reflexão de José Antonio Pagola. Excelente!

 

Disse-lhe Tomé: <Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?>. Jesus lhe respondeu: <Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim>.”  (Jo 14,5-6)

 

Abaixo, uma excelente reflexão, que tem como pano de fundo o texto bíblico João 14,1-12 (Jesus é o caminho para o Pai). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.

O texto foi publicado pelo autor na sua página no Facebook.

Vale a pena ler!

WCejnóg

Por José Antonio Pagola

3 Maio 2023

 O QUE É CRISTIANISMO?

Os cristãos de primeira e segunda geração nunca pensaram que uma religião estava nascendo com eles. Na verdade, não sabiam com que nome designar aquele movimento que crescia de forma incontestável. Eles ainda foram impactados pela memória de Jesus, que eles sentiram vivo no meio deles.

Por isso, os grupos que se reuniam em cidades como Corinto ou Éfeso passaram a ser chamados de “igrejas”, ou seja, comunidades que se formavam chamadas pela mesma fé em Jesus. Em outros lugares, o cristianismo foi chamado de "o caminho". Um escrito grafado por volta do ano 80 e chamado de carta aos Hebreus diz que é uma “forma nova e viva” de encarar a vida. O caminho “inaugurado” por Jesus e que deve ser percorrido “com os olhos fixos n’Ele”.

Não há duvidas. Para esses primeiros crentes, o cristianismo não era realmente uma religião, mas uma nova maneira de viver. A primeira coisa para eles não era viver dentro de uma instituição religiosa, mas aprender juntos a viver como Jesus no meio daquele vasto império. Aqui estava sua força. Isso era o que ele poderia oferecer a todos.

Neste clima, compreendem-se bem as palavras que o quarto evangelho põe nos lábios de Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida". Este é o ponto de partida do cristianismo. O cristão é o homem ou a mulher que, em Jesus, descobre a melhor maneira de viver, a verdade mais segura para se guiar, o segredo mais esperançoso da vida.

Este caminho é muito concreto. De nada adianta se sentir conservador ou se declarar progressista. A opção que temos que fazer é outra. Ou organizamos a vida à nossa maneira ou aprendemos a viver de Jesus. Você tem que escolher.

- Indiferença para com quem sofre ou se sente afetado em todas as suas formas. - Só bem-estar para mim e para os meus ou um mundo mais humano para todos. - Intolerância e exclusão do diferente ou uma atitude aberta e acolhedora para com todos.

Esquecimento de Deus ou comunicação confiante no Pai de todos. Fatalismo e resignação ou esperança última para toda a criação.

5 Páscoa – A

(João 14,1-12)

7 de maio

José Antonio Pagola

goodnews@ppc-editorial.com

Fonte: Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário