Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sexta-feira, 18 de agosto de 2023

“Pedir com fé”. – Reflexão de José Antonio Pagola. Muito boa!

Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé. Seja conforme você deseja. E naquele mesmo instante a sua filha foi curada". (Mt 15,26)

Hoje temos uma bela reflexão, esclarecedora, que tem como a base o texto bíblico Mateus 15,21-28 (A mulher Cananéia). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola. 

O texto foi publicado pelo autor na sua página no Facebook.

Vale a pena ler!

WCejnóg

Por José Antonio Pagola

16 de agosto de 2023

PEDIR COM FÉ

A oração de súplica tem sido alvo de fortes críticas ao longo dos anos. O homem iluminado dos tempos modernos não consegue se colocar em atitude de súplica diante de Deus, porque sabe que Deus não vai alterar o curso natural dos acontecimentos para atender aos seus desejos.

A natureza é "uma máquina" que funciona de acordo com as leis naturais, e o homem é o único ser que pode agir e transformar, apenas em parte, o mundo e a história com a sua intervenção.

Então a oração de súplica, de pedir, é deixada para trás para cultivar outras formas de oração como louvor, ação de graças ou adoração, que podem ser mais harmonizadas com o pensamento moderno.

Outras vezes, a súplica da criatura ao seu Criador é substituída pela meditação ou imersão da alma em Deus, mistério último da existência e fonte de toda a vida.

No entanto, a oração de súplica, tão polêmica por seus possíveis equívocos, é decisiva para expressar e viver pela fé nossa dependência de Deus como criaturas.

Não  de estranhar que o próprio Jesus elogie a grande fé de uma mulher simples que sabe implorar com insistência a sua ajuda. Deus pode ser invocado em qualquer situação. Da felicidade e da adversidade; do bem-estar e do sofrimento.

O homem ou a mulher que eleva o seu pedido a Deus não se dirige a um Ser apático ou indiferente ao sofrimento das suas criaturas, mas a um Deus que sabe sair do esconderijo e manifestar a sua proximidade a quem lhe suplica.

Isso significa não usar Deus para alcançar nossos objetivos, mas buscar e pedir a proximidade de Deus naquela situação. E a experiência da proximidade de Deus não depende principalmente da realização dos nossos desejos.

O crente pode experimentar a proximidade de Deus de muitas maneiras, independentemente de como o nosso problema seja resolvido. Recordemos a sábia advertência de Santo Agostinho: «Deus escuta o vosso chamamento se o procurais. Ele não te ouve se, através dele, procuras outra coisa».

Este não é o tempo do cumprimento definitivo. O mal não está completamente derrotado. O orante experimenta a contradição entre a desgraça que sofre e a salvação definitiva prometida por Deus. Por isso, cada súplica e pedido concreto dirigido a Deus está sempre encerrado naquela grande súplica que o próprio Jesus nos ensinou: "Venha o teu reino", o reino da salvação e da vida definitiva.

20 Tempo Comum – A

(Mateus 15,21-28)

20 de agosto

José Antonio Pagola

goodnews@ppc-editorial.com

 Fonte: Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário