Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sábado, 13 de janeiro de 2024

"Seguir Jesus". - Reflexão de José Antonio Pagola.


Voltando-se e vendo Jesus que os dois o seguiam, perguntou-lhes: O que vocês querem?  Eles disseram: Rabi (que significa "Mestre"), onde estás hospedado? 
Respondeu ele: "Venham e verão".
Então foram, por volta das quatro horas da tarde, viram onde ele estava hospedado e passaram com ele aquele dia. (Jo 1, 38-39.)

Abaixo, uma excelente reflexão, que tem como base o texto bíblico

João 1:35-42 (Os primeiros discípulos de Jesus). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola. O texto foi publicado pelo autor na sua página no Facebook.

Vale a pena ler!

WCejnóg


Por José Antonio Pagola

10 Janeiro 2024

SEGUIR JESUS

Dois discípulos, guiados pelo Batista, começam a seguir Jesus. Por um certo tempo eles caminham atrás dele em silêncio. Ainda não houve contato real. De repente, Jesus se vira e faz uma pergunta decisiva: “O que vocês procuram?” O que vocês esperam de mim?

Eles lhe respondem com outra pergunta: Rabino, “onde você mora?”, qual é o segredo da sua vida?, de onde você vem?, o que significa para você viver? 

Jesus lhes responde: “Vinde e vereis”. Faça você mesmo a experiência. Não procure outras informações. Venha morar comigo. Você descobrirá quem eu sou e como posso transformar sua vida.

Este pequeno diálogo pode lançar mais luz sobre o essencial da fé cristã do que muitas palavras complicadas. Em suma, o que é decisivo para ser cristão?

Em primeiro lugar, pesquise. Quando não se busca nada na vida e se contenta em “sobreviver”, não é possível encontrar Jesus. A melhor maneira de não entender nada sobre a fé cristã é não ter interesse em viver corretamente.

O importante não é procurar algo, mas sim procurar alguém. Não vamos descartar nada. Se um dia sentimos que a pessoa de Jesus nos “toca”, é hora de nos deixarmos alcançar por Ele, sem resistências nem reservas. Devemos esquecer convicções e dúvidas, doutrinas e esquemas. Não nos é pedido que sejamos mais religiosos ou mais piedosos. Vamos apenas segui-lo.

Não se trata de conhecer coisas sobre Jesus, mas de entrar em sintonia com ele, interiorizar as suas atitudes fundamentais e experimentar que a sua pessoa nos faz bem, reaviva o nosso espírito e nos dá força e esperança para viver. Quando isso acontece, você começa a perceber o quão pouco acreditava nele, o quão mal você entendia quase tudo.

Mas o decisivo para ser cristão é tentar viver como ele viveu, mesmo que seja de forma pobre e simples. Acreditar no que ele acreditou, dar importância ao que ele deu importância, se interessar pelo que ele se interessou. Olhar a vida como ele olhou, tratar as pessoas como ele as tratou: ouvir, acolher e acompanhar como ele fez. Confiar em Deus como ele confiou, orar como ele orou, espalhar esperança como ele a espalhou. 

Qual é a sensação quando você tenta viver assim? Isso não é aprender a viver?

2 Tempo Comum – B

(João 1:35-42)

14 de janeiro

José Antonio Pagola

goodnews@ppc-editorial.com

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário