Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sábado, 6 de janeiro de 2024

“Jesus batiza com o Espírito Santo”. – Reflexão de José Antonio Pagola.

 

“Assim que saiu da água, Jesus viu os céus se abrindo, e o Espírito descendo como pomba sobre ele. Então veio dos céus uma voz: <Tu és o meu Filho amado; em ti me agrado> .” (Mc 1,110-11)

 

Hoje temos uma linda reflexão, muito atual, que tem como base o texto bíblico Marcos 1,7-11 (O batismo de Jesus). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.

O texto foi publicado pelo autor na sua página no Facebook.

Vale a pena ler!

WCejnóg


 Por José Antonio Pagola

05 JANEIRO 2024

JESUS ​​​​BATIZA COM O ESPÍRITO SANTO

O Batista representa como poucos o esforço dos homens e mulheres de todos os tempos para se purificarem, reorientarem a sua existência e iniciarem uma vida mais digna. Esta é a sua mensagem: “Façamos penitência, voltemos ao caminho certo, coloquemos ordem nas nossas vidas”. É também o que ouvimos mais de uma vez no fundo da nossa consciência: “Tenho que mudar, tenho que ser melhor, tenho que agir de forma mais digna”.

Esta vontade de purificação é nobre e indispensável, mas não basta. Nos esforçamos para corrigir os erros, tentamos cumprir nosso dever com mais responsabilidade, tentamos fazer melhor, mas nada de realmente novo desperta em nós, nada de emocionante. Logo a passagem do tempo nos leva de volta à mediocridade habitual. O próprio Batista reconhece o limite do seu esforço: «Eu te batizo somente com água; alguém mais forte irá batizá-lo com Espírito e fogo.

O batismo de Jesus contém uma mensagem nova que ultrapassa radicalmente a do Batista. Os evangelistas cuidaram cuidadosamente da cena. O céu, que permaneceu fechado e impenetrável, abre-se para mostrar o seu segredo. Quando se abre, não descarrega a ira divina que o Batista anunciou, mas antes dá o amor de Deus, o Espírito, que repousa pacificamente sobre Jesus. Do céu ouve-se uma voz: “Tu és meu Filho amado”.

A mensagem é clara: com Cristo o céu ficou aberto; de Deus somente amor fraterno e paz; podemos viver com confiança. Apesar dos nossos erros e da nossa insuportável mediocridade, também para nós “o céu ficou aberto”. Também nós podemos ouvir com Jesus a voz de Deus: “Tu és para mim um filho amado, uma filha amada”. A partir de agora podemos encarar a vida não como uma “história suja” que devemos purificar constantemente, mas como o dom da “dignidade dos filhos de Deus”, que devemos cuidar com alegria e gratidão.

Para quem vive por esta fé, a vida é cheia de momentos de graça: o nascimento de um filho, o contato com uma pessoa boa, a experiência de um amor limpo... que trazem nova luz e calor às nossas vidas. De repente, parecemos ver "o céu aberto". Algo novo começa em nós; nos sentimos vivos; o melhor que há em nossos corações é despertado. Aquilo que talvez tenhamos sonhado secretamente nos é agora dado inesperadamente: um novo começo, uma purificação diferente, um “batismo do Espírito”. Por trás dessas experiências está Deus nos amando como Pai. Aí está o seu Amor e o seu Espírito “vivificante”.

Batismo do Senhor – B

(Marcos 1:7-11)

7 de janeiro

José Antonio Pagola

goodnews@ppc-editorial.com

Fonte: Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário