“Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna”. (Jo 6, 66-68)
Hoje temos uma excelente reflexão, baseada no texto bíblico João 6,60-69 (Só Jesus tem palavras de vida). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.
O texto foi publicado pelo autor na sua página no Facebook.
Vale a pena ler!
WCejnóg
Por José Antonio Pagola
22 Agosto 2024
E VOCÊ, QUER IR EMBORA TAMBÉM?
O mundo em que vivemos não pode mais ser considerado cristão. As novas gerações não aceitam facilmente a visão de vida que antes era transmitida de pais para filhos através da autoridade. As ideias e orientações que predominam na cultura moderna estão longe da inspiração cristã. Vivemos numa era “pós-cristã”.
Isto significa que a fé não é mais “algo evidente e natural”. O Cristianismo está sujeito a um exame crítico cada vez mais implacável. São muitos os que neste contexto se sentem abalados pela dúvida, e não são poucos os que, deixando-se levar pelas correntes do momento, abandonam tudo.
Uma fé travada em tantas frentes não pode ser vivida como era há alguns anos. O crente não pode mais confiar na cultura ou nas instituições ambientais. A fé dependerá cada vez mais da decisão pessoal de cada pessoa. Um cristão será alguém que tomou a decisão consciente de aceitar e seguir Jesus Cristo. Este é talvez o fato mais decisivo no momento religioso que a Europa (e o mundo) vive hoje: passa do cristianismo de nascimento para o cristianismo por decisão.
Agora, a pessoa precisa contar com algum tipo de experiência positiva para tomar uma decisão tão importante. A experiência está se tornando uma espécie de critério de autenticidade e um fator fundamental para decidir o rumo da vida. Isto significa que, no futuro, a experiência religiosa será cada vez mais importante para fundar a fé. Aquele que experimenta que Deus lhe faz o bem e que Jesus Cristo o ajuda a viver será um crente.
A história do evangelho de João é mais significativa hoje do que nunca. A certa altura, muitos discípulos de Jesus duvidam e recuam. Então Jesus diz aos Doze: “Vocês também querem ir embora?” Simão Pedro responde-lhe em nome de todos a partir de uma experiência básica: «Senhor, a quem vamos recorrer? Você tem palavras de vida eterna. "Acreditamos." Muitos hoje se movem num estado intermediário entre o cristianismo tradicional e um processo de descristianização. Não é bom viver na ambiguidade. É necessário tomar uma decisão com base na sua própria experiência. E você, quer ir embora também?
21 Tempo Comum – B
(João 6,60-69)
25 de agosto
José Antonio Pagola
goodnews@ppc-editorial.com
Fonte: Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário