“Jesus os chamou e disse: Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos”. (Mc 10,42-44)
Hoje temos uma ótima reflexão, baseada no texto bíblico Marcos 10,35-45 (O pedido dos filhos de Zebedeu). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.
O texto foi publicado pelo autor na sua página no Facebook.
Vale a pena ler!
WCejnóg
José Antonio Pagola
17 Outubro 2024
Contra a hierarquia do poder
Tiago e João aproximam-se de Jesus com um estranho pedido: ocupar os cargos de honra ao lado dele. “Eles não sabem o que estão pedindo.” Isto é o que Jesus lhes diz. Nada compreenderam do seu projeto ao serviço do Reino de Deus e da sua justiça. Eles não pensam em “segui-lo”, mas em “sentar” nas primeiras posições.
Vendo sua posição, os outros dez “ficam indignados”. Eles também nutrem sonhos ambiciosos. Todos buscam obter algum poder, honra ou prestígio. A cena é escandalosa. Como acolher Deus Pai e trabalhar por um mundo mais fraterno com um grupo de discípulos animados por este espírito?
Essa hierarquia de poder não deveria existir entre os seus. Ninguém está acima dos outros. Não há mestres ou proprietários. A paróquia não é do pároco. A Igreja não pertence aos bispos e cardeais. O povo não pertence aos teólogos. Quem quer ser grande deve começar a servir a todos.
O verdadeiro modelo é Jesus. Não governa, não impõe, não domina nem controla. Ele não deseja nenhum poder. Nenhum título honorário é assumido. Ele não busca seu próprio interesse. A dele é “servir” e “dar a vida”. É por isso que é o primeiro e o maior.
Precisamos na Igreja de cristãos dispostos a dedicar a vida ao projeto de Jesus, e não a outros interesses. Crentes sem ambições pessoais, que trabalham silenciosamente por um mundo mais humano e por uma Igreja mais evangélica. Seguidores de Jesus que se “impõem” pela qualidade da sua vida de serviço.
Pais que se esforçam pelos filhos, educadores dedicados dia após dia à sua difícil tarefa, homens e mulheres que fizeram da sua vida um serviço aos necessitados. Eles são o melhor que temos na Igreja. O “maior” aos olhos de Jesus.
29 Tempo Comum – B
(Marcos 10:35-45)
20 de outubro
José Antonio Pagola
goodnews@ppc-editorial.com
Fonte: Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário