Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sábado, 7 de dezembro de 2024

“Abrir caminhos para Deus”. – Reflexão de José Antonio Pagola.

 

"Ele (João)  percorreu toda a região próxima ao Jordão, pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados.    (Lc 3, 3)

Abaixo, uma reflexão muito interessante, baseada no texto bíblico Lc 3, 1-6 (A pregação de João Batista). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.

O texto foi publicado pelo autor na sua página no Facebook.

Vale a pena conferir.

WCejnóg

 

Por José Antonio Pagola

04 Dezembro 2024

Abrir caminhos para Deus

João grita muito. Ele faz isso porque vê as pessoas dormindo e quer acordá-las, vê-as entorpecidas e quer acender em seus corações a fé em um Deus Salvador. O seu grito concentra-se num apelo: “Preparai o caminho do Senhor”. Como abrir caminhos para Deus? Como podemos abrir mais espaço para isso em nossas vidas?

Pesquisa pessoal. > Para muitos, Deus está hoje envolto em todo tipo de preconceitos, dúvidas, más lembranças de infância ou experiências religiosas negativas. Como descobrir? O importante é não pensar na Igreja, nos padres ou na missa. A primeira coisa é buscar o Deus vivo, que se revela a nós em Jesus Cristo. Deus deixa-se encontrar por quem o procura.

Atenção interior. > Para abrir o caminho para Deus é necessário descer ao fundo do coração. É difícil para aqueles que não buscam Deus dentro de si e procuram encontrá-lo fora. Dentro de nós encontraremos medos, questionamentos, desejos, vazios...  Não importa. Deus está lá. Ele nos criou com um coração que não descansará exceto nele.

Com um coração sincero. > O que nos aproxima do mistério de Deus é viver na verdade, não nos enganar, reconhecer os nossos erros. O encontro com Deus ocorre quando nasce de dentro esta oração: “Ó Deus, tem piedade de mim, porque sou pecador”. Esta é a melhor maneira de recuperar a paz e a alegria interior.

Numa atitude confiante. > O medo fecha o caminho para Deus para muitos. Eles têm medo de conhecê-lo: só pensam em seu julgamento e em possíveis punições. Não acreditam plenamente que Deus é só amor e que, mesmo quando julga os seres humanos, o faz com amor infinito. Despertar a confiança neste amor é começar a viver de uma forma nova e alegre com Deus.

Caminhos diferentes. > Cada um tem que fazer a sua jornada. Deus acompanha todos nós. Ele não abandona ninguém, principalmente quando está perdido. O importante é não perder o desejo humilde por Deus. Quem continua a confiar, quem de alguma forma quer acreditar, já é um “crente” diante daquele Deus que conhece profundamente o coração de cada pessoa.

2 Advento – C

(Lucas 3:1-6)

8 de dezembro

José Antonio Pagola

goodnews@ppc-editorial.com

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário