Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Não sejas incrédulo, mas crente. – Reflexão de José Antonio Pagola. Muito boa!


“Estando trancadas as portas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse: "A paz esteja convosco"! Depois disse a Tomé: "Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé". Respondeu-lhe Tomé: "Meu Senhor e meu Deus!" Disse-lhe Jesus: "Creste, porque me viste. Felizes aqueles que crêem sem ter visto!".  (Jo 20, 26-29)


O comentário que trago hoje para o blog Indagações, do padre e teólogo espanhol José Antônio Pagola, é muito bom. Tem como pano de fundo o texto bíblico Jo 20,19-31   (Jesus ressuscitado aparece para o Tomé).
Foi publicado no site do Instituto Humanitas Unisinos (IHU).
 Não deixe de ler.
WCejnog


IHU – Notícias
Sexta, 01 abril de 2016

Não sejas incrédulo, mas crente

A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus segundo João 20, 19-31 que corresponde ao Segundo Domingo de Páscoa, ciclo C do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto.

Eis o texto

A figura de Tomé como discípulo que se recusa a acreditar tem sido muito popular entre os cristãos. No entanto, o relato evangélico diz muito mais sobre este discípulo cético. Jesus Ressuscitado dirige-se a ele com palavras que têm muito de chamada urgente, mas também um convite amoroso: “não sejas incrédulo, senão crente”. Tomé, que leva uma semana recusando-se a acreditar, responde a Jesus com a confissão de fé mais solene que podemos ler nos evangelhos: “Meu Senhor e meu Deus”.

Que experimentou este discípulo em Jesus Ressuscitado? O que foi que transformou esse homem até então dubitativo e vacilante? Que percurso interior o levou do ceticismo à confiança? É surpreendente que, segundo o relato, Tomé renuncia a verificar a verdade da ressurreição colocando suas mãos nas feridas de Jesus. O que o abre para a fé é o próprio Jesus com seu convite.

Ao longo dos anos mudamos muito por dentro. Fizemo-nos mais céticos, mas também mais frágeis. Fizemo-nos mais críticos, mas também mais inseguros. Cada um de nós deve decidir como deseja viver e como deseja morrer. Cada um de nós deve responder a esse convite que, mais tarde ou mais cedo, como consequência de um processo interior, receberá de Jesus: “não sejas incrédulo, mas sim crente”.

Possivelmente necessitamos despertar mais nosso desejo de verdade. Desenvolver essa sensibilidade interior que todos temos para perceber, mais além do visível e tangível, a presença do Mistério que sustenta nossa vida. Já não é possível viver como pessoas que sabem tudo. Não é verdade. Todos, crentes e não crentes, ateus ou agnósticos, caminham pela vida envolvidos nas trevas. Como disse Paulo de Tarso, procura Deus “às apalpadelas”.

Por que não enfrentarmos o mistério da vida e da morte confiando no Amor como Realidade última de tudo? Este é o convite decisivo de Jesus. Mais de um crente hoje sente que sua fé foi-se transformando em algo cada vez mais irreal e menos fundamentado. Não sei. Talvez, agora que não podemos apoiar nossa fé em falsas seguranças, aprendemos a procurar Deus com um coração mais humilde e sincero.

Não podemos esquecer que uma pessoa que procura e deseja sinceramente acreditar, para Deus já é crente. Muitas vezes não é possível fazer muito mais. E Deus, que compreende nossa impotência e debilidade, tem seus caminhos para encontrar-se com cada um e oferecer-lhe sua salvação.

Fonte: IHU – Notícias                



Nenhum comentário:

Postar um comentário