Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

“Profeta”. – Reflexão de José Antonio Pagola. Vale a pena ler!




Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. Abriu-o e encontrou o lugar onde está escrito:  'O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor'.
Então ele fechou o livro, devolveu-o ao assistente e assentou-se. Na sinagoga todos tinham os olhos fitos nele; e ele começou a dizer-lhes: 'Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabaram de ouvir' ". (Lc 4, 17-21)


Hoje, mais uma excelente reflexão, muito atual e importante. Como pano de fundo  tem o texto bíblico Lc 1, 1-4; 4,14-21
(“O Espírito do Senhor está sobre mim”). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.
O texto foi publicado na no site do Instituto Humanitas Unisinos (IHU).
Não deixe de ler.
WCejnóg



IHU – ADITAL
25 janeiro 2019
Profeta
A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1, 1-4; 4,14-21 que corresponde ao 3° Domingo de Tempo Comum, ciclo C, do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto. 

Eis o texto

Numa aldeia perdida na Galileia, chamada Nazaré, os camponeses se reúnem, um sábado de manhã, na sinagoga para escutar a Palavra de Deus. Depois de alguns anos a procurar Deus no deserto, Jesus regressa para a cidade onde cresceu.

A cena é de grande importância para conhecer Jesus e entender bem sua missão. De acordo com o relato de Lucas, nesta aldeia quase desconhecida de todos, Jesus fará sua apresentação como um profeta de Deus e irá expor seu programa aplicando a si mesmo um texto do profeta Isaías.

Depois de ler o texto, Jesus comenta com uma frase: “Hoje se cumpre esta Escritura que acabais de ouvir”. De acordo com Lucas, as pessoas “tinham os olhos fixos Nele”. A atenção de todos, passa do texto lido para a pessoa de Jesus. O que podemos descobrir hoje se fixarmos os nossos olhos Nele?

Jesus atua movido pelo Espírito de Deus. Toda a vida de Jesus é impelida, conduzida e guiada pelo encorajamento, força e amor de Deus. Acreditar na divindade de Jesus não é confessar teoricamente uma fórmula dogmática elaborada pelos Concílios. É ir descobrindo de forma concreta nas suas palavras e nos seus gestos, na sua ternura e no seu fogo, o mistério último da vida que os crentes chamam “Deus”.
Jesus é profeta de Deus. Não foi ungido com azeite de oliva como se ungia os reis para transmiti-lhes o poder do governo ou aos sumos-sacerdotes para investi-los de poder sacro. Foi “ungido” pelo Espírito de Deus. Não vem governar ou reger. É profeta de Deus dedicado a libertar a vida. Só podemos segui-lo se aprendermos a viver com o seu espírito profético.

Jesus é Boa Nova para os pobres. Sua atuação é Boa Nova para a classe social mais marginalizada e desamparada: aqueles que mais precisam ouvir algo bom; os humilhados e esquecidos por todos. Começamos a parecer-nos com Jesus quando nossa vida, nossas ações e amor solidário podem ser compreendidos pelos pobres como algo bom.

Jesus vive dedicado à libertação. Entregue à libertação do ser humano de todos os tipos de escravidão. As pessoas O sentem como o libertador do sofrimento, da opressão e do abuso; os cegos O veem como uma luz que liberta do absurdo e do desespero; os pecadores O recebem como graça e perdão. Seguimos Jesus quando nos liberta de tudo aquilo que nos escraviza, nos torna pequenos ou nos desumaniza. Então acreditamos Nele como Salvador que nos encaminha para a Vida definitiva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário