Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Privados de espírito profético”. – Reflexão de José Antonio Pagola. Muito atual!

  



“Jesus lhes disse: É claro que vocês me citarão este provérbio: ‘Médico, cura-te a ti mesmo! Faze aqui em tua terra o que ouvimos que fizeste em Cafarnaum'.
Continuou ele: Digo a verdade: Nenhum profeta é aceito em sua terra. (Mc Lc 4, 23-24)

Hoje, uma boa reflexão, muito atual e importante. Como pano de fundo  tem o texto bíblico Lc 4,21-30  (Nenhum profeta é bem recebido na sua pátria). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.
O texto foi publicado no site do Instituto Humanitas Unisinos (IHU).
Não deixe de ler!
WCejnóg


IHU – ADITAL
31 Janeiro 2019

Privados de espírito profético

A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 4,21-30 que corresponde ao 4° Domingo de Tempo Comum, ciclo C, do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto. 

Eis o texto

Sabemos que a oposição a Jesus foi crescendo lentamente: o receio dos escribas, a irritação dos mestres da lei e a rejeição dos líderes do templo foram crescendo acabando na sua condenação e execução na cruz.

Também o sabe o evangelista Lucas. Mas, intencionalmente, forçando inclusive o seu próprio relato, fala da rejeição frontal a Jesus na sua primeira atuação pública. Desde o início, os leitores devem estar cientes de que a rejeição é a primeira reação que Jesus encontra entre os seus quando se apresenta como um profeta.

O que aconteceu em Nazaré não é um evento isolado, algo que aconteceu no passado. A rejeição de Jesus quando ele aparece como o Profeta dos pobres, como libertador dos oprimidos e quem perdoa os pecadores, pode se repetir no seu povo ao longo dos séculos.

É difícil para os seguidores de Jesus aceitar sua dimensão profética. Quase nos esquecemos completamente de algo que tem grande importância. Deus não se encarnou num sacerdote, consagrado para cuidar da religião do Templo. Nem num letrado ocupado em defender a ordem estabelecida pela lei. Encarnou-se e revelou-se num profeta enviado pelo Espírito para anunciar aos pobres a Boa Nova e a libertação aos oprimidos.

Esquecemos que a religião cristã não é mais uma religião entre outras, nascida para proporcionar aos seguidores de Jesus as crenças, ritos e preceitos adequados para viver a sua relação com Deus. É uma religião profética, impulsionada pelo Profeta Jesus para promover um mundo mais humano, orientado para a sua salvação definitiva em Deus.

Os cristãos correm o risco de descuidar uma e outra vez a dimensão profética que nos animará como seguidores de Jesus. Apesar de grandes manifestações proféticas que se verificaram na história cristã, não deixa de ser verdade o que afirma o renomado teólogo H. von Balthasar que quando  «cai sobre o espírito profético da Igreja uma geada, ela não desapareceu completamente».

Hoje, preocupados em restaurar «o religioso» frente à secularização moderna, nós corremos o risco de caminhar rumo ao futuro, privados de espírito profético. Se for assim, pode suceder-nos como aos vizinhos de Nazaré: Jesus fará o seu caminho entre nós e «se afastará» para continuar seu caminho. Nada o impedirá de continuar sua tarefa libertadora. Outros, vindos de fora, reconhecerão sua força profética e receberão sua ação salvadora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário