Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sexta-feira, 1 de maio de 2020

“Jesus é a porta”. – Reflexão de José Antonio Pagola.



"Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.” (Jo, 10,7-9)

Hoje, uma excelente reflexão, muito concreta e atual. Como pano de fundo tem o texto bíblico Jo 10, 1-10 (Jesus é a porta das ovelhas). O texto é de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola. Foi publicado na no site do Instituto Humanitas Unisinos (IHU).
Vale a pena ler!
WCejnóg

IHU – ADITAL
01 Maio 2020

A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus Cristo segundo João 10,1-10 que corresponde ao Quarto Domingo da Páscoa, ciclo A do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto. 

Eis o texto

Jesus propõe a um grupo de fariseus um relato metafórico no qual critica com dureza os dirigentes religiosos de Israel. A cena é tirada da vida pastoral. O rebanho está recolhido dentro de um redil, rodeado por uma cerca ou muro pequeno, enquanto um guarda vigia o acesso. Jesus centra precisamente a sua atenção naquela «porta» que lhe permite chegar às ovelhas.

duas formas de entrar no redil. Tudo depende do que se pretende fazer com o rebanho. Se alguém se aproxima do redil e «não entra pela porta», mas pula «por outro lado», é evidente que não é o pastor. Não vem para cuidar do seu rebanho. É «um estranho» que vem «roubar, matar e fazer mal».

A atuação do verdadeiro pastor é muito diferente. Quando se aproxima do redil, «entra pela porta», chama as ovelhas pelo nome e elas atendem à sua voz. Tira-as para fora e, quando as reúne todas, coloca-se à frente e caminha à frente delas até aos pastos onde se poderão alimentar. As ovelhas seguem-no porque reconhecem a sua voz.

Que segredo se esconde nessa «porta» que legitima os verdadeiros pastores que passam por ela e desmascara os estranhos que entram «por outro lado», não para cuidar do rebanho, mas para fazer-lhe mal? Os fariseus não entendem de que lhes está falando aquele Mestre.

Então Jesus dá-lhes a chave do relato: «Asseguro-vos que sou a porta das ovelhas». Aqueles que entram no caminho aberto por Jesus e continuam a viver seu evangelho são verdadeiros pastores: saberão alimentar a comunidade cristã. Quem entra no redil deixando Jesus de lado e ignorando a sua causa são pastores estranhos: farão mal ao povo cristão.

Em não poucas igrejas, todos estamos sofrendo muito: os pastores e o povo de Deus. As relações entre a hierarquia e o povo cristão são frequentemente vividas de forma receosa, crispada e conflitiva: há bispos que se sentem rejeitados; há setores cristãos que se sentem marginalizados.

Seria demasiado fácil atribuir tudo ao autoritarismo abusivo da hierarquia ou à inaceitável insubmissão dos fiéis. A raiz é mais profunda e complexa. Criamos entre todos uma situação difícil. Perdemos a paz. Vamos necessitar cada vez mais de Jesus.

Temos que fazer crescer entre nós o respeito mútuo e a comunicação, o diálogo e a busca sincera da verdade evangélica. Necessitamos respirar quanto antes um clima mais amigável na Igreja. Não sairemos desta crise se não voltamos todos ao espírito de Jesus. Ele é «a porta».


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário