Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sábado, 23 de janeiro de 2021

“O projeto do reino de Deus”. – Reflexão de José Antonio Pagola. Excelente!

Depois que João foi preso, Jesus foi para a Galileia, proclamando as boas-novas de Deus. "O tempo é chegado", dizia ele. "O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas-novas!" (Mc 1, 14-15) 

 

Hoje trago para este espaço uma reflexão muito atual, que tem como pano de fundo o texto bíblico Mc 1, 14-20 (A beleza do Reino!). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola. Foi publicada na no site do Instituto Humanitas Unisinos (IHU).

Vale a pena ler!

WCejnóg

Por José Antonio Pagola

O PROJETO DO REINO DE DEUS

Trabalhos muito importantes foram escritos para definir onde está a "essência do Cristianismo". Porém, para conhecer o centro da fé cristã, não é necessário recorrer a nenhuma teoria teológica.

Em primeiro lugar, compreender o que foi para Jesus o seu objetivo, o centro da sua vida, a causa à qual se dedicou de corpo e alma. Ninguém duvida hoje que o Evangelho de Marcos o resumiu apropriadamente com estas palavras: “O reino de Deus está próximo. Converta e acredite nesta Boa Nova ».

O objetivo de Jesus era introduzir no mundo o que ele chamou de "o reino de Deus": uma sociedade estruturada de maneira justa e digna para todos, como Deus quer. Quando Deus reina no mundo, a humanidade progride na justiça, solidariedade, compaixão, fraternidade e paz. Foi a isso que Jesus se dedicou com verdadeira paixão. Por isso foi perseguido, torturado e executado. "O reino de Deus" era o absoluto para ele. A conclusão é clara: a força, o motor, o objetivo, a razão e o significado último do Cristianismo é "o reino de Deus", nada mais.

O critério para medir a identidade dos cristãos, a verdade de uma espiritualidade ou a autenticidade do que a Igreja faz é sempre "o reino de Deus". Um reino que começa aqui e atinge sua plenitude na vida eterna.

A única maneira de ver a vida como Jesus a via, a única maneira de sentir as coisas como as sentia, a única maneira de agir como agia, é orientar a vida para construir um mundo mais humano.

Mesmo assim, muitos cristãos não ouviram falar do "reino de Deus". E não foram poucos os teólogos que tiveram que descobrir isso aos poucos ao longo de nossas vidas.

Uma das "heresias" mais sérias introduzidas no cristianismo é tornar a Igreja absoluta. Pensar que a Igreja é central, que ela é a realidade à qual tudo o mais deve estar subordinado; fazer da Igreja o "substituto" do reino de Deus; trabalhar pela Igreja e preocupar-se com os seus problemas, esquecendo o sofrimento que existe no mundo e a luta por uma organização mais justa da vida.

Não é fácil manter um cristianismo orientado para o reino de Deus, mas, ao trabalhar nesta direção, a fé se transforma, torna-se mais criativa e, acima de tudo, mais evangélica e humana.

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário