Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

“Tornar-nos mais cristãos”. – Reflexão de José Antonio Pagola. Muito boa e relevante!


E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras?
Ele lhes disse: Vinde, e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; e era já quase a hora décima.” (Jo 1, 38-39)

Procurar a entender melhor a mensagem de Deus - que é fonte de tudo que existe - é a ideia principal  de todas as reflexões colhidas e publicadas neste blog.

A reflexão que trago hoje para o blog Indagações-Zapytania, do padre e teólogo espanhol José Antônio Pagola, é uma dessas reflexões. Tem como pano de fundo o texto bíblico  Jo 1, 35-42  (Os primeiros discípulos). Foi publicada no site do Instituto Humanitas Unisinos (IHU).

Vale a pena ler e refletir.

WCejnog

IHU – ADITAL

15 Janeiro 2021

A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de João 1,35-42, que corresponde ao 2° Domingo do Tempo Comum, ciclo B do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto.

Eis o texto

Isto que eu vivo, é fé? Como se torna alguém mais crente? Que passos temos que dar? São perguntas que escuto frequentemente de pessoas que desejam fazer um percurso interior em direção a Jesus Cristo, mas que não sabem que caminho seguir. Cada um tem de escutar a sua própria chamada, mas a todos nós pode fazer bem recordar coisas essenciais.

Crer em Jesus Cristo não é ter uma opinião sobre ele. Falaram-me muitas vezes dele; talvez tenha lido algo sobre sua vida; atrai-me a sua personalidade; tenho uma ideia da sua mensagem. Não basta. Se quero viver uma nova experiência do que é acreditar em Cristo, tenho que mobilizar todo o meu mundo interior.

É muito importante não pensar em Cristo como alguém ausente e distante. Não ficarmos no «Menino de Belém», no «Mestre da Galileia» ou no «Crucificado do Calvário». Não o reduzir, tampouco, a uma ideia ou a um conceito. Cristo é uma «presença viva», alguém que está na nossa vida e com quem nos podemos comunicar na aventura de cada dia.

Não pretendas imitá-Lo rapidamente. Antes, é melhor penetrar numa compreensão mais íntima de sua pessoa. Deixarmo-nos seduzir pelo seu mistério. Capturar o Espírito que o faz viver de maneira tão humana. Intuir a força do Seu amor ao ser humano, sua paixão pela vida, sua ternura para com o débil, sua confiança total na salvação de Deus.

Um passo decisivo pode ser ler os evangelhos para procurar pessoalmente a verdade de Jesus. Não faz falta saber muito para entender sua mensagem. Não é necessário dominar as técnicas mais modernas de interpretação. O decisivo é ir ao fundo dessa vida a partir de minha própria experiência. Guardar suas palavras dentro do coração. Alimentar o gosto da vida com seu fogo.

Ler o evangelho não é exatamente encontrar «receitas» para viver. É outra coisa. É experimentar que, vivendo como ele, se pode viver de forma diferente, com liberdade e alegria interiores. Os primeiros cristãos viviam com esta ideia: ser cristão é «revestir-se de Cristo», reproduzir em nós sua vida. Isto é o essencial. Por isso, quando dois discípulos perguntam a Jesus: «Mestre, onde moras?, O que é viver para ti?», Ele responde-lhes: «Vinde e vereis».

Fonte: IHU – Comentário doEvangelho

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário