Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sexta-feira, 23 de junho de 2023

“Aprender a confiar em Deus”. – Reflexão de José Antonio Pagola. Excelente!

 

Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!". (Mt 10,31)

Hoje temos uma bonita reflexão, muito atual, que tem como pano de fundo o texto bíblico Mateus 10,26-33 (O grande desafio: não ter medo). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.

O texto foi publicado pelo autor na sua página no Facebook.

Vale a pena ler!

WCejnóg

Por José Antonio Pagola

22 Junho 2023

APRENDENDO A CONFIAR EM DEUS


Estou convencido de que a experiência de Deus, oferecida e comunicada por Jesus, sempre infunde uma paz inconfundível em nossos corações, cheios de preocupações, medos e inseguranças. Esta paz é quase sempre o melhor sinal que ouvimos do fundo do nosso ser o seu apelo: “Não tenhas medo, não há comparação entre ti e os pardais”. Como se aproximar desse Deus?

Talvez a primeira coisa seja parar de experimentar Deus apenas como amor. Tudo o que nasce dele é amor. Dele só vem a vida, a paz e o bem. Posso me afastar dele e esquecer seu amor, mas ele não muda. A mudança ocorre apenas em mim. Ele nunca deixa de me amar.

Há algo ainda mais tocante. Deus me ama incondicionalmente, do jeito que eu sou. Eu não tenho que ganhar o seu amor. Eu não tenho que ganhar o coração dele. Não preciso mudar ou ser melhor para ser amado/a por ele. Em vez disso, sabendo que ele me ama assim, posso mudar, crescer e ser bom.

Agora posso pensar na minha vida: o que Deus me pede, o que espera de mim? Apenas aprenda a amar. Não sei em que circunstâncias posso me encontrar e que decisões terei que tomar, mas Deus só espera que eu ame as pessoas e busque o bem delas, que eu me ame e me trate bem, que eu ame a vida e lute por torná-la realidade mais digna e humana para todos. Que eu seja sensível ao amor.

Há algo que não devo esquecer. Eu nunca vou estar sozinho. Todos nós "vivemos, nos movemos e existimos" em Deus. Ele sempre será aquela presença compreensiva e exigente de que preciso, aquela mão forte que me apoiará na fraqueza, aquela luz que me guiará em seus caminhos. Ele sempre vai me convidar a caminhar dizendo “sim” à vida. Um dia, quando terminar minha peregrinação por este mundo, conhecerei a paz e o descanso, a vida e a liberdade com Deus.

12 Tempo Comum – A

(Mateus 10,26-33)

25 de junho

José Antonio Pagola

goodnews@ppc-editorial.com

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário