Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

domingo, 4 de junho de 2023

“O cristão diante Deus”. – Reflexão de José Antonio Pagola. Excelente!

 


Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele”. (João 3,17)

 

Solenidade da Santíssima Trindade

 

Abaixo, uma excelente reflexão, que tem como pano de fundo o texto bíblico

João 3,16-18  (Porque Deus amou o mundo de tal maneira). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.

O texto foi publicado pelo autor na sua página no Facebook.

Vale a pena ler!

WCejnóg

Por José Antonio Pagola

29 Maio 2023

 O CRISTÃO PERANTE DEUS

Nem sempre é fácil para nós, cristãos, nos relacionarmos de maneira concreta e viva com o mistério de Deus confessado como Trindade. No entanto, a crise religiosa está nos convidando a cuidar mais do que nunca de um relacionamento pessoal, saudável e gratificante com ele. Jesus, o Mistério de Deus que se fez carne no Profeta da Galiléia, é o melhor ponto de partida para reavivar uma fé simples.

Como viver diante do Pai? Jesus nos ensina duas atitudes básicas. Em primeiro lugar, confiança total. O pai é bom. Ele nos ama infinitamente. Nada importa mais para ele do que o nosso bem. Podemos confiar nele sem medo, dúvidas, cálculos ou estratégias. Viver é confiar no Amor como mistério último de tudo.

Segundo, uma docilidade incondicional. É bom viver atento à vontade daquele Pai, porque ele só quer uma vida mais digna para todos. Não existe um modo de vida mais saudável e bem-sucedido. Esta é a motivação secreta de quem vive diante da realidade a partir da fé em um Deus Pai.

O que é viver com o Filho de Deus encarnado? Antes de tudo, siga Jesus: conheça-o, acredite nele, sintonize-se com ele, aprenda a viver nas suas pegadas. Olhar para a vida como ele a via; trate as pessoas como ele as tratou; semear sinais de bondade e liberdade criativa para com ele. Viva tornando a vida mais humana. É assim que Deus vive quando encarna. Para um cristão não há outra maneira de viver que seja mais emocionante.

Em segundo lugar, colabore com o projeto de Deus que Jesus põe em marcha seguindo a vontade do Pai. Não podemos permanecer passivos. Aos que choram, Deus quer vê-los rindo, aos que têm fome querem vê-los comendo. Temos que mudar as coisas para que a vida seja vida para todos. Este projeto que Jesus chama de “reino de Deus” é o marco, a orientação e o horizonte que nos é proposto desde o mistério último de Deus para tornar a vida mais humana.

O que é viver animado pelo Espírito Santo? Em primeiro lugar viva animado(a) pelo amor. Isso fica claro em toda a trajetória de Jesus. O essencial é viver tudo com amor e do amor. Não há nada mais importante. O amor é a força que dá sentido, verdade e esperança à nossa existência. É o amor que nos salva de tantos empecilhos, erros e misérias.

Por fim, quem vive “ungido pelo Espírito de Deus” sente-se enviado de modo especial a anunciar a Boa Nova aos pobres. Sua vida tem uma força libertadora para os cativos; põe luz sobre os que vivem cegos; é um presente para aqueles que se sentem miseráveis.

Santíssima Trindade – A

(João 3,16-18)

4/jun/2023

José Antonio Pagola

goodnews@ppc-editorial.com

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário