Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sábado, 8 de julho de 2023

“Deus se revela aos simples”, - Reflexão de José Antonio Pagola.

 

“Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim”.  (Mt 10,8)

Hoje temos à disposição uma excelente reflexão, muito atual, que tem como pano de fundo o texto bíblico Mateus 10,37-42 (Jesus explica aos discípulos o que significa seguí-lo). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.

O texto foi publicado pelo autor na sua página no Facebook.

Vale a pena ler!

WCejnog

José Antonio Pagola

05 Julho 2023

 DEUS SE REVELA AOS SIMPLES

Um dia, Jesus surpreendeu a todos ao agradecer a Deus por seu sucesso com o povo simples da Galileia e por seu fracasso entre os mestres da lei, escribas e sacerdotes. "Eu te agradeço, Pai... porque escondeste estas coisas dos sábios e prudentes e as revelaste aos simples." Jesus parece feliz. "Sim, Pai, pareceu-lhe melhor assim." Essa é a maneira de Deus revelar suas "coisas".

As pessoas simples e ignorantes, as que não têm acesso a grandes conhecimentos, as que não contam na religião do templo, estão se abrindo para Deus com o coração limpo. Estão dispostos a deixar-se ensinar por Jesus. O Pai está revelando seu amor a eles através dele. Eles entendem Jesus como ninguém.

No entanto, os "sábios e prudentes" não entendem nada. Eles têm sua própria visão erudita de Deus e da religião. Eles acham que sabem tudo. Eles não aprendem nada de novo de Jesus. Sua visão fechada e seus corações endurecidos os impedem de se abrir à revelação do Pai por meio de seu Filho.

Jesus termina sua oração, mas continua pensando nas "pessoas simples". Vivem oprimidos pelos poderosos e não encontram alívio na religião do templo. A vida deles é difícil, e a doutrina oferecida pelos "sábios" torna-a cada vez mais difícil. Jesus faz três chamadas para eles.

"Vinde a mim todos vós que estais cansados ​​e sobrecarregados."

É a primeira chamada. É dirigido a todos aqueles que sentem a religião como um fardo e a todos aqueles que vivem sobrecarregados por normas e doutrinas que os impedem de captar a alegria da salvação. Se eles se encontrarem vitalmente com Jesus, experimentarão alívio imediato: "Eu o aliviarei".

«Leva o meu jugo... porque é suportável e a minha carga é leve».

É a segunda chamada. Você tem que mudar o jugo. Abandonem a dos "sábios e entendidos", porque não é leve, e assumam a de Jesus, que torna a vida mais suportável. Não porque Jesus exige menos. Exija mais, mas de outra forma. Exige o essencial: o amor que liberta e nos faz viver.

"Aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração."

É a terceira chamada. Você tem que aprender a cumprir a lei e viver a religião com seu espírito. Jesus não "complica" a vida, torna-a mais simples e humilde. Não oprime, ajuda a viver de forma mais digna e humana. É uma "ruptura" com ele encontrado.

14 Tempo Comum – A

(Mateus 10,37-42)

9 de julho

José Antonio Pagola

goodnews@ppc-editorial.com

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário