Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

“Contribuir para a conversão da Igreja”. – Reflexão de José Antonio Pagola.

 

“A ninguém na terra chamem ‘pai’, porque vocês só têm um Pai, aquele que está nos céus. Tampouco vocês devem ser chamados ‘chefes’, porquanto vocês têm um só Chefe, o Cristo. O maior entre vocês deverá ser servo. Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.” Mt 23,9-12

 

Hoje temos uma boa reflexão, muito adequada para os dias de hoje, que se basea no texto bíblico Mateus 23,1-12 (Jesus e a hipocrisia farisáica). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.

O texto foi publicado pelo autor na sua página no Facebook.

Vale a pena ler!

WCejnóg

Por José Antonio Pagola

02 Novembro 2023

 Contribuir para a conversão da Igreja

São muitos os que se distanciaram da fé, escandalizados ou decepcionados com as ações de uma Igreja que, segundo eles, não é fiel ao evangelho ou não age de forma coerente com o que prega. Jesus também criticou fortemente os líderes religiosos: “Eles não fazem o que dizem”. Só que Jesus não parou por aí. Ele continuou buscando e chamando a todos para uma vida mais digna e responsável diante de Deus.

Ao longo dos anos, também pude ver, mesmo de perto, ações da Igreja que não são muito coerentes com o evangelho. Às vezes me escandalizaram, outras vezes me machucaram, quase sempre me encheram de tristeza. Hoje, porém, compreendo melhor do que nunca que a mediocridade da Igreja não justifica a mediocridade da minha fé.

A Igreja terá que mudar muito, mas o importante é que cada um de nós reacende a nossa fé; que aprendamos a acreditar de forma diferente; que não vivamos fugindo de Deus; que sigamos honestamente os apelos da nossa própria consciência; que a nossa a maneira de olhar mude a vida; que descubramos o essencial do evangelho e o vivamos com alegria.

A Igreja terá de superar a sua inércia e os seus medos para incorporar o evangelho na sociedade moderna, mas cada um de nós deve descobrir que hoje podemos seguir a Cristo com mais verdade do que nunca, sem falsos apoios sociais e sem rotinas religiosas. Cada um de nós deve aprender a viver o trabalho e a festa, a atividade e o silêncio de uma forma mais evangélica, sem nos deixarmos modelar pela sociedade e sem perder a nossa identidade cristã na frivolidade moderna.

A Igreja deverá rever minuciosamente a sua fidelidade a Cristo, mas cada um de nós deverá verificar a qualidade da nossa adesão a Ele. Cada um de nós deve cuidar da nossa fé no Deus revelado em Jesus. Os pecados e as misérias da instituição eclesial não me isentam nem me isentam de responsabilidade de nada. A decisão de me abrir a Deus ou rejeitá-lo é somente minha.

A Igreja terá de despertar a sua confiança e libertar-se da covardia e das memórias que a impedem de espalhar a esperança no mundo de hoje, mas cada um de nós é responsável pela nossa alegria interior. Cada um de nós deve alimentar a nossa esperança indo à verdadeira fonte.

31 Tempo Comum – A

(Mateus 23,1-12)

5 de novembro

José Antonio Pagola

goodnews@ppc-editorial.com

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário