Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

“Esperando Jesus com as lâmpadas acesas”. – Reflexão de José Antonio Pagola. Excelente!

 

Vigiai, pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora.” (Mt 25,13)

Hoje temos uma excelente reflexão sobre o texto bíblico Mateus 25,1-13 (Parábola das dez vírgens). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola. O texto foi publicado pelo autor na sua página no Facebook.

Vale a pena ler!

WCejnóg

Por José Antonio Pagola

08 Novembro 2023

ESPERANDO JESUS ​​COM AS LÂMPADAS ACESAS

Entre os primeiros cristãos houve, sem dúvida, “bons” discípulos e “maus” discípulos. No entanto, ao escrever o seu evangelho, Mateus está mais preocupado em lembrar que, dentro da comunidade cristã, existem discípulos “sensatos” que agem com responsabilidade e discípulos “tolos” que agem de forma frívola e descuidada. O que isto significa?

Mateus se lembra de duas parábolas de Jesus. O primeiro é muito claro. Há alguns que “ouvem as palavras de Jesus” e “as colocam em prática”. Eles levam o evangelho a sério e o traduzem em vida. São como o “homem sensato” que constrói a sua casa na rocha. É o setor mais responsável: aqueles que constroem a sua vida e a da Igreja sobre a verdade de Jesus.

Mas há também quem ouve as palavras de Jesus e “não as põe em prática”. Eles são tão “tolos” quanto o homem que “constrói sua casa na areia”. Sua vida é desigual. Se fosse apenas por eles, o cristianismo seria uma mera fachada, sem nenhum fundamento real em Jesus.

Esta parábola ajuda-nos a captar a mensagem fundamental de outra história em que um grupo de jovens sai, cheios de alegria, à espera que o noivo o acompanhe à festa de casamento. Desde o início somos avisados ​​de que algumas são “prudentes” e outras “tolas”.

As “prudentes” carregam consigo óleo para manter acesas as lâmpadas; as “tolas” não pensam em nada disso. O esposo chega atrasado, mas chega à meia-noite. As “prudentes” saem com suas lamparinas para iluminar o caminho, acompanham o esposo e “entram com ele” na festa. As “tolas”, por sua vez, não sabem como resolver o seu problema: “suas lâmpadas se apagam”. Assim, não podem acompanhar o esposo. Quando elas chegam já é tarde. A porta está fechada.

A mensagem é clara e urgente. É tolice continuar a ouvir o Evangelho sem fazer um esforço maior para o transformar em vida: é construir o Cristianismo sobre a areia.

E é uma tolice confessar Jesus Cristo com uma vida apagada, vazia do seu espírito e da sua verdade: é esperar Jesus com as “lâmpadas apagadas”. Jesus pode levar tempo, mas nós não podemos mais atrasar a nossa conversão.

32 Tempo Comum – A

(Mateus 25,1-13)

12 de novembro

José Antonio Pagola

goodnews@ppc-editorial.com

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário