“Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.” (Jo 20,19)
Hoje podemos usufruir de uma importante e bem atual reflexão, que tem como base o texto bíblico João 20,19-32 (Jesus ressuscitado aparece aos discípulos). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.
O texto foi publicado pelo autor na sua página no Facebook.
Vale a pena ler!
WCejnóg
Por José António Pagola
25 de abril de 2025
ABRIR AS PORTAS
O evangelho de João revela com traços obscuros a situação da comunidade cristã quando no seu centro falta Cristo ressuscitado.Sem a sua presença viva, a Igreja torna-se um grupo de homens e mulheres que vivem "numa casa com portas fechadas “por medo dos judeus".
O “medo” pode paralisar a evangelização e bloquear as nossas melhores energias. O medo nos leva a rejeitar e condenar. Com medo não é possível amar o mundo. Mas se não o amamos, não estamos olhando para ele como Deus olha para ele. E se não o olharmos com os olhos de Deus, como comunicaremos a Sua Boa Notícia?
Se vivermos com as portas fechadas, quem sairá do rebanho para procurar as ovelhas perdidas? Quem se atreverá a tocar em algum leproso excluído? Quem vai sentar à mesa com pecadores ou prostitutas? Quem se aproxima dos esquecidos pela religião? Aqueles que querem buscar o Deus de Jesus nos encontrarão com as portas fechadas.
Nossa primeira tarefa é deixar o Ressuscitado entrar através de tantas barreiras que levantamos para nos defendermos do medo. Que Jesus ocupe o centro de nossas igrejas, grupos e comunidades. Que somente ele seja fonte de vida, alegria e paz. Ninguém ocupe o lugar dele. Ninguém se apropie da sua mensagem. Ninguém imponha um estilo diferente ao seu.
Já não temos o poder de outros tempos. Sentimos a hostilidade e a rejeição em nosso ambiente. Nós somos frágeis. Precisamos mais do que nunca nos abrir ao sopro do Ressuscitado para acolher o seu Espírito Santo.
2 Páscoa – C
(João 20:19-32)
27 de abril
Fonte: Facebook