Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Posso mudar? – Reflexão de José Antonio Pagola. Muito atual!


“Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”.(Lc 19,10)

Abaixo, uma bonita reflexão, muito concreta e bem atual, que tem como pano de fundo o texto bíblico Lc 19,1-10 (Jesus hospeda-se na casa de Zaqueu). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.
O texto foi publicado na no site do Instituto Humanitas Unisinos (IHU).
Não deixe de  ler!
WCejnog


30 de outubro de 2016

Posso mudar?
Por José Antonio Pagola

Lucas narra o episódio de Zaqueu para que seus leitores souberem melhor o que podem esperar de Jesus: O Senhor ao que invocam e continuam nas comunidades cristãs "veio buscar e salvar o que estava perdido". Não devem esquecer.

Ao mesmo tempo, o seu relato da ação de Zaqueu ajuda a responder à pergunta que não poucos carregam em seu interior: ainda posso mudar? Já não é demasiado tarde para refazer uma vida que, em boa parte, sinto que a perdi? Que passos eu posso dar?

Zaqueu vem descrito com duas características que definem com precisão a sua vida. É "Chefe de publicanos" e é "rico". Em Jericó todos sabem que ele é um pecador. Um homem que não serve a Deus mas sim ao dinheiro. A sua vida, como tantas outras, é pouco humana.

No entanto, Zaqueu "procura ver a Jesus". Não é mera curiosidade. Quer saber quem é Jesus, o que se encerra neste profeta que tanto atrai as pessoas. Não é tarefa fácil para um homem instalado no seu mundo. Mas este desejo de ver Jesus vai mudar a sua vida.

O homem terá que superar vários obstáculos. É "de estatura baixa", sobre tudo porque sua vida não está fundamentada por ideais tão nobres. O outro impedimento são pessoas: terá que superar preconceitos sociais que impossibilitam o encontro pessoal e responsável com Jesus.

Mas Zaqueu prossegue sua busca com simplicidade e sinceridade. Corre para antecipar a multidão, e sobe a uma árvore como uma criança. Não pensa na sua dignidade de homem importante. Ele só quer encontrar o momento e o lugar adequado para entrar em contato com Jesus. Quer vê-Lo. É então quando descobre que também Jesus está procurando por ele pois chega até aquele lugar, o procura com o olhar e lhe diz: "o encontro será hoje mesmo na tua casa de pecador".

Zaqueu desce e O recebe em sua casa cheio de alegria. Há momentos decisivos em que Jesus passa por nossa vida porque ele quer salvar o que nós estamos a estragar. Não devemos deixar escapar esse momento.

Lucas não descreve o encontro. Só fala da transformação de Zaqueu. Muda sua maneira de ver a vida: já não pensa só no seu dinheiro mas no sofrimento dos outros. Muda seu estilo de vida: fará justiça aos que explorou e partilhará seus bens com os pobres.

Mais cedo ou mais tarde, todos corremos o risco de "assentar" na vida e a renunciar a qualquer desejo de viver com mais qualidade humana. Os crentes temos de saber que um encontro mais autêntico com Jesus pode fazer nossa vida mais humana e, sobretudo, mais solidária.


Fonte: Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário