Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

“A justiça do amor”. – Comentário de Ana Maria Casarotti.


 
Hoje, para quem estiver interessado em entender melhor o texto bíblico Mt 5, 17-37 (“Ouvistes o que foi dito... Eu, porém vos digo”), trago para este blog um interessante comentário bíblico de autoria de Ana Maria Casarotti, Missionária de Cristo Ressuscitado. Foi publicado no site do Instituto Humanitas Unisinos (IHU).



Uma outra reflexão já publicada neste blog, “Não à guerra entre nós”, de José Antônio Pagola, pode ser encontrada neste link: Indagações-Zapytania

Não deixe de ler!
WCejnog


IHU – ADITAL

14 Fevereiro 2020





“Não pensem que eu vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim abolir, mas dar-lhes pleno cumprimento. Eu garanto a vocês: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem sequer uma letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo aconteça.”


“Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazer o mesmo, será considerado o menor no Reino do Céu. Por outro lado, quem os praticar e ensinar, será considerado grande no Reino do Céu. Com efeito, eu lhes garanto: se a justiça de vocês não superar a dos doutores da Lei e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino do Céu.”


“Vocês ouviram o que foi dito aos antigos: 'Não mate’! Quem matar será condenado pelo tribunal'. Eu, porém, lhes digo: todo aquele que fica com raiva do seu irmão, se torna réu perante o tribunal. Quem diz ao seu irmão: 'imbecil', se torna réu perante o Sinédrio; quem chama o irmão de 'idiota', merece o fogo do inferno. Portanto, se você for até o altar para levar a sua oferta, e aí se lembrar de que o seu irmão tem alguma coisa contra você, deixe a oferta aí diante do altar, e vá primeiro fazer as pazes com seu irmão; depois, volte para apresentar a oferta. Se alguém fez alguma acusação contra você, procure logo entrar em acordo com ele, enquanto estão a caminho do tribunal; senão o acusador entregará você ao juiz, o juiz o entregará ao guarda, e você irá para a prisão. Eu garanto: daí você não sairá, enquanto não pagar até o último centavo.”


“Vocês ouviram o que foi dito: 'Não cometa adultério'. Eu, porém, lhes digo: todo aquele que olha para uma mulher e deseja possuí-la, já cometeu adultério com ela no coração. Se o olho direito leva você a pecar, arranque-o e jogue-o fora! É melhor perder um membro, do que o seu corpo todo ser jogado no inferno. Se a mão direita leva você a pecar, corte-a e jogue-a fora! É melhor perder um membro do que o seu corpo todo ir para o inferno.”


Também foi dito: 'Quem se divorciar de sua mulher, lhe dê uma certidão de divórcio'. Eu, porém, lhes digo: todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério’.


“Vocês ouviram também o que foi dito aos antigos: 'Não jure falso', mas 'cumpra os seus juramentos para com o Senhor'. Eu, porém, lhes digo: não jurem de modo algum: nem pelo Céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o suporte onde ele apoia os pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. Não jure nem mesmo pela sua própria cabeça, porque você não pode fazer um só fio de cabelo ficar branco ou preto. Diga apenas 'sim', quando é 'sim'; e 'não', quando é 'não'. O que você disser, além disso, vem do Maligno.”


Leitura do Evangelho de Mateus 5, 17-37. (Corresponde ao 6° Domingo do Tempo Comum, ciclo A do Ano Litúrgico).



O comentário é de Ana Maria Casarotti, Missionária de Cristo Ressuscitado.



A justiça do amor



Junto com as Bem-aventuranças e as parábolas do sal e da terra situa-se o texto lido este domingo no cenário do Sermão da Montanha. Para compreender toda a riqueza deste discurso deve-se considerar Moises e o Monte Sinai como pano de fundo. Desta forma apreciaremos melhor sua riqueza e perceberemos suas diferenças e contrastes.



O evangelista escreve para uma comunidade cristã que procura reorganizar-se no seu estilo de vida e por isso é necessário aprofundar sua identidade. Lembre-se que este evangelho está dirigido a pessoas que anteriormente pertenciam ao judaísmo. Possivelmente a ruptura com o judaísmo tinha-lhes deixado numa situação de marginalização social e religiosa. Pessoas desprezadas por causa do seu estilo de vida escolhido pelo seu seguimento a Jesus. Por isso é fundamental aprofundar a identidade do cristão. Quais são as novas orientações para sua vida de discípulos e discípulas de Jesus. Quais são as características e o compromisso do novo estilo de vida como cristãos? Como devem agir e quais são as orientações que devem seguir?



O evangelista Mateus dirige-se aos cristãos em contraposição com os escribas. Continua apresentando os valores do Reino e convida os cristãos a descobrir a riqueza do seguimento de Jesus considerando também as dificuldades pelas que devem percorrer e os perigos que pode trazer cumprir simplesmente a lei.


"Não pensem que eu vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim abolir, mas dar-lhes pleno cumprimento”. Assim começa a passagem evangélica lida hoje. Possivelmente havia uma pergunta ou até discussão entre os cristãos sobre a necessidade de cumprir a Lei. Nas suas palavras Jesus responde a esta pergunta propondo uma atitude essencial para viver como cristão. Sua proposta não é abolir a lei ou desvalorizar suas exigências senão todo o contrário. Jesus procurar levar a um entendimento mais profundo da Lei.



Não se trata de cumprir normas externas, mas de assumir uma atitude interior de adesão a Deus e ao seu Reino. Por isso ele não vem abolir, desconsiderando suas propostas senão pelo contrário “dar pleno cumprimento”. A mensagem que Jesus prega é o coração da vida cristã. Sua normativa vem de dentro e deve impregnar toda a vida da pessoa: seu sentir, seu pensar, seu agir, seu comportamento com as outras pessoas, sua atitude diante da injustiça. A vida do cristão não está regida por meras atitudes externas que não o comprometem.



Podemos perguntar-nos quais são os sentimentos dos discípulos quando escutam o que Jesus está-lhes falando? Não é difícil pensar que na vida das novas comunidades cristãs existiam dificuldades entre eles e com as novas gerações que iam se incorporando. Seguir Jesus leva a um compromisso mais profundo e sincero.



Neste domingo Jesus nos convida a abrir-nos ao projeto de salvação que Deus tem para cada pessoa. Um projeto que é preciso descobrir e que não pode ser limitado a uma atitude exterior que pode converter-se num costume, mas não muda a vida da pessoa.



Somos chamados e chamadas a refletir sobre nossa atitude interior, sobre nossos pensamentos e sentimentos interiores e levar adiante uma conversão de vida que nos faça crescer no amor e na caridade com as demais pessoas. Nada pode ser exclusivo nem excludente. O Reino proclamado por Jesus é Boa Notícia para cada um de nós que nos consideramos seus seguidores/as e vivemos o estilo de vida anunciado por ele, com sua novidade que nos leva a arriscar a vida doando-a aos outros. Desta forma comunicaremos a alegria de ser cristãos



Ser fieis a Jesus e seguir seu caminho invita-nos a ir além de uma letra ou uma lei e alimentar continuamente o fogo do Espírito que nos transforma em verdadeiros seguidores e testemunhos de Jesus. Deixemos ressoar as palavras que nos dirige o papa Francisco: "Anunciar o Evangelho não consiste em assediar os outros com discursos apologéticos, gritar na cara dos outros inclusive de maneira raivosa a verdade da Revelação. Muito menos serve jogar sobre os outros verdades e fórmulas doutrinárias como se fossem pedras”. Em vez disso, explica ainda o Papa, uma "característica distintiva" de ser cristão em missão "é agir como facilitadores, e não como controladores da fé. Facilitar, tornar fácil, não colocar obstáculos ao desejo de Jesus de abraçar a todos, de curar a todos, de salvar a todos. Não fazer seleções, não fazer ‘alfândegas pastorais’”. (Francisco e a missão: “Jogar verdades e fórmulas doutrinais como pedras não é cristão”)



Oração



Servidor de todos



Te foi dito:

Rodeia-te de triunfadores.
Para que tua vida seja um êxito
serve-te de todos.
Retém em tua memória
o nome do rico,
e anota o telefone
do rosto feminino
que sorri no concurso.
Forra as paredes de tua casa
com assinaturas de pintores
de prestígio e de dinheiro.
Enche tua boca
com os nomes
que ocupam o cenário
da glória escorregadia.
Faze-te vizinho, compadre,
de seu clube e seu partido.
que todas estas famas
te emprestem seu prestígio.



Mas A Palavra diz:

Senta a tua mesa
os que não podem
convidar-te em sua casa
arrastada pelo rio,
e empresta sem enrugar a cara
ao que não pode devolver-te
teu dinheiro no prazo estipulado
porque as horas extras
se perderam no computador
da zona franca.
Haverão encontrado em ti
a resposta de Deus
a sua angústia cotidiana.
e tu sentirás atravessar
algo de Deus passando
pelo centro de ti mesmo
para chegar até o irmão.

Ao romper com este gesto
de gratuita proximidade
as leis e as cátedras
do investimento
bem calculado,
um manancial de eternidade
te chegará entre tuas pedras,
e fará de ti um servidor de todos,
cheio de graça e de sabor.


Benjamin González Buelta.
Salmos para sentir e saborear as coisas internamente.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário