Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

“As coisas nem sempre são o que parecem”. – Reflexão de José Antonio Pagola.

"E este respondeu: ‘Não quero!’  Mas depois mudou de ideia e foi. O pai chegou ao outro filho e disse a mesma coisa. Ele respondeu: ‘Sim, senhor! ’ Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai?  "O primeiro", responderam eles. Jesus lhes disse: ‘Digo-lhes a verdade: Os publicanos e as prostitutas estão entrando antes de vocês no Reino de Deus’.” (Mt 21, 29-31)

Tentar entender melhor a mensagem de Deus, que é a fonte de tudo que existe - é a ideia principal  de todas as reflexões colhidas e publicadas neste blog.

A reflexão que trago hoje para o blog Indagações-Zapytania, do padre e teólogo espanhol José Antônio Pagola, é uma dessas reflexões. Tem como pano de fundo o texto bíblico  Mt 21, 28-32  (Faça mais, fale menos).

Vale a pena ler e refletir.

WCejnog

IHU - ADITAL

25 Setembro 2020

A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Mateus 21,28-32, que corresponde ao 26° Domingo do ciclo A do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto. 

Eis o texto

A parábola é uma das mais claras e simples. Um pai aproxima-se dos seus dois filhos para pedir-lhes que trabalhem na vinha. O primeiro responde com uma negativa rotunda: “Não quero”. Então ele pensa melhor e vai trabalhar. O segundo reage com docilidade ostensiva: “Claro que vou, senhor”. No entanto, tudo permanece em palavras, porque não vai para a vinha.

Também a mensagem da parábola é clara e fora de toda a discussão. Diante de Deus, o importante não é “falar”, mas fazer; o decisivo não é prometer ou confessar, mas cumprir sua vontade. As palavras de Jesus não têm nada original.

O original é a aplicação que, de acordo com o evangelista Mateus, Jesus lança aos líderes religiosos da sociedade: “Eu vos asseguro: os publicanos e prostitutas vão à vossa frente no caminho do reino de Deus”. Será verdade o que diz Jesus?

Os escribas falam constantemente da lei: o nome de Deus está sempre nos seus lábios. Os sacerdotes do templo louvam a Deus sem descanso; as suas bocas estão cheias de salmos. Ninguém duvidaria que fazem a vontade do Pai. Mas as coisas nem sempre são como parecem. Os cobradores de dívidas e prostitutas não falam a ninguém de Deus. Faz tempo que esqueceram a sua lei. No entanto, segundo Jesus, vão à frente dos sumos sacerdotes e escribas no caminho do reino de Deus.


Que podia ver Jesus naqueles homens e mulheres desprezados por todos? Talvez sua humilhação. Talvez um coração mais aberto a Deus e mais necessitado do seu perdão. Quem sabe uma compreensão e uma proximidade maior com os últimos da sociedade. Talvez menos orgulho e prepotência que a dos escribas e sumos sacerdotes.

Os cristãos, enchemos de palavras muito bonitas a nossa história de vinte séculos. Construímos sistemas impressionantes que recolhem a doutrina cristã com profundos conceitos. No entanto, hoje e sempre, a verdadeira vontade do Pai é feita por aqueles que traduzem em atos o evangelho de Jesus e por aqueles que se abrem com simplicidade e confiança ao seu perdão.

Fonte:IHU – Comentário do Evangelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário