Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sábado, 5 de dezembro de 2020

“Frestas”. – Reflexão de José Antonio Pagola. Interessante!

 

"Como está escrito nos profetas: Eis que eu envio o meu anjo ante a tua face, o qual preparará o teu caminho diante de ti. Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas”. (Mc 1, 2-3)

Abaixo, uma ótima reflexão, muito atual, que tem como pano de fundo o texto bíblico Mc 1, 1-8 (“Preparai o caminho do Senhor”). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.

O texto foi publicado na no site do Instituto Humanitas Unisinos (IHU).

Vale a pena ler!

WCejnóg

IHU – ADITAL

04 Dezembro 2020

A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Marcos 1,1-8, que corresponde ao 2° Domingo do Advento, ciclo B do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto. 

Eis o comentário:

Há muitas pessoas que já não conseguem acreditar em Deus. Não é que o rejeitem. É que não sabem que caminho seguir para encontrar-se com Ele. E, no entanto, Deus não está longe. Oculto no interior, mesmo, da vida, Deus segue os nossos passos, muitas vezes errados ou desesperados, com amor respeitoso e discreto. Como perceber a sua presença?


Marcos recorda-nos o grito do profeta no meio do deserto: «Preparai o caminho ao Senhor, endireita as suas veredas». Onde e como abrir caminhos a Deus nas nossas vidas? Não devemos pensar em vias esplêndidas e livres por onde chegue um Deus espetacular. O teólogo catalão J. M. Rovira lembrou-nos que Deus se aproxima de nós procurando as frestas que o homem mantém aberta ao verdadeiro, ao bem, ao belo, ao humano. São esses resquícios da vida que temos de atender para abrir caminhos a Deus.

Para alguns, a vida tornou-se um labirinto. Ocupados em mil coisas, movem-se e agitam-se sem cessar, mas não sabem de onde vêm nem para onde vão. Abre-se neles uma fresta para Deus quando param para se encontrar com o melhor de si mesmos.

Há quem viva uma vida «descafeinada», plana e intranscendente em que a única coisa importante é estar entretido. Só poderão vislumbrar Deus se começarem a atender ao mistério que bate no fundo da vida.

Outros vivem submersos na «espuma das aparências». Só se preocupam com a sua imagem, do aparente e externo. Estarão mais perto de Deus se procurarem com simplicidade a verdade.

Os que vivem fragmentados em mil pedaços pelo ruído, a retórica, as ambições ou a pressa, darão passos em direção a Deus se se esforçarem por encontrar um fio condutor que humanize as suas vidas.

Muitos irão encontrar-se com Deus se souberem passar de uma atitude defensiva perante Ele para uma postura de acolhimento; do tom arrogante à oração humilde; do medo ao amor; da autocondenação ao acolhimento do Seu perdão. E todos nós daremos mais espaço para Deus nas nossas vidas se O procurarmos com um coração simples.

Fonte: IHU – Comentário do Evangelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário