Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sábado, 22 de janeiro de 2022

“Boa notícia para os pobres”. – Reflexão de José Antonio Pagola. Muito atual!

"Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: <O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor>. Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Então começou a dizer-lhes: <Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir>”.  (Lc, 1, 17-21)

Abaixo, uma reflexão muito concreta e relevante atualmente, que tem como pano de fundo o texto bíblico Lc, 1,1-4; 4,14-21 (Jesus na sinagoga em Nazaré). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.

O texto foi publicado pelo autor na sua página no Facebook.

Vale a pena ler!

WCejnóg

 

Por José Antonio Pagola

23 Janeiro 2021

BOA NOTÍCIA PARA OS POBRES

Um dos traços mais escandalosos e insuportáveis do comportamento de Jesus é a sua defesa decidida dos pobres. Vezes sem conta, os cristãos tentam abafar e não dar importância a algo, que é essencial na sua atuação.

Não nos iludamos. Sua mensagem não é uma boa notícia para todos, de forma indiscriminada. Ele foi enviado para dar uma boa notícia aos pobres: o futuro projetado e querido por Deus pertence a eles.

Tem sorte os pobres, os marginalizados pela sociedade, os privados de toda defesa, os que não encontram lugar na convivência dos fortes, os despojados pelos poderosos, os humilhados pela vida. Eles são os destinatários do reino de Deus, que ficarão felizes quando Deus "reinar" entre seus filhos e filhas.

Mas por que eles são os privilegiados? Será que os pobres são melhores do que os outros para merecer de Deus um tratamento especial? A posição de Jesus é simples e clara. Nunca afirma que os pobres, pelo fato de o serem, são melhores do que os ricos. Não defende um «classismo moral». A única razão do seu privilégio é que eles são pobres e oprimidos. E Deus não pode "reinar" no mundo, mas fazendo-lhes justiça.

Deus não pode ser neutro perante um mundo dilacerado pelas injustiças dos homens. Pobre é um ser necessitado de justiça. Por isso a vinda de Deus é uma boa notícia para ele. Deus não pode reinar senão defendendo a sorte dos injustamente maltratados.

Se o reinado de Deus se impuser, os pobres serão felizes. Porque onde Deus «reina» não poderão mais reinar os poderosos sobre os fracos nem os fortes sobre os indefesos.

Mas não esqueçamos isso. O que é uma boa notícia para os pobres ecoa como ameaça e má notícia para os interesses dos ricos. Os ricos têm má sorte. O futuro não lhes pertence. Suas riquezas os impedem de se abrir para um Deus Pai.

3 Tempo normal - C

(Lucas 1,1-4; 4,14-21)

23 de janeiro de 2022

Fonte: Facebook

Um comentário:

  1. Aqui temos a resposta por que os "ricos", não gostam da Jgreja comprometida com os pobres.Por que a teologia da prosperidade tem tantos adeptos em todos os religiões.Nao devemos morrer a esperanca

    ResponderExcluir