Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sábado, 8 de janeiro de 2022

“Por que acreditar?” – Reflexão de José Antonio Pagola. Excelente!

 

"Quando todo o povo ia sendo batizado, também Jesus o foi. E estando ele a orar, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e veio do céu uma voz: “Tu és o meu Filho bem-amado; em ti ponho minha afeição”.  (Lc 3,21-22)

Abaixo, uma excelente reflexão, muito atual, que tem como pano de fundo o texto bíblico Lc 3,15-16,21-22 (O batismo de Jesus). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.

O texto foi publicado pelo autor na sua página no Facebook.

Vale a pena ler!

WCejnóg

Por José Antonio Pagola  

9 de Janeiro de 2022

POR QUE ACREDITAR?

Existem muitos homens e mulheres que um dia foram batizados por seus pais e hoje eles não saberiam exatamente como definir sua posição perante a fé. Talvez a primeira pergunta que surge dentro de você seja muito simples: por que acreditar? A vida muda algo por acreditar ou não acreditar? A fé é realmente boa para alguma coisa?

Essas questões surgem de sua própria experiência. São pessoas que, aos poucos, afastaram Deus de suas vidas. Hoje Deus não conta nada para eles quando se trata de guiar e dar sentido à sua existência.

Quase sem perceber, um ateísmo prático se enraizou em seu ser. Eles não estão preocupados se Deus existe ou deixa de existir. Tudo isso lhes parece um problema estranho, que é melhor deixar de lado para organizar a vida de forma mais realista.

Deus não diz nada a eles. Eles se acostumaram a viver sem ele. Eles não sentem nostalgia ou vazio por sua ausência. Eles abandonaram a fé e tudo está indo tão bem ou melhor em suas vidas do que antes. Por que acreditar?

Essa pergunta só é possível quando alguém "foi batizado com água", mas não descobriu o que significa "ser batizado com o Espírito de Jesus Cristo". Quando alguém continua a pensar erroneamente que ter fé é acreditar em uma série de coisas enormemente estranhas que nada têm a ver com a vida e ainda não conhece a experiência viva de Deus.

Encontrar Deus significa saber que somos recebidos por Ele no meio da solidão; sinta-se confortado na dor e na depressão; nos reconhecemos perdoados de pecados e mediocridade; sentir-se fortalecido na impotência e expiração; sendo levado a amar e criar vida em meio à fragilidade.

Por que acreditar? Para viver a vida mais plenamente; colocar tudo em sua verdadeira perspectiva e dimensão; para experimentar até os eventos mais triviais e insignificantes com mais profundidade.

Por que acreditar? Ousar ser humano até o fim; para não afogar nosso desejo de vida até o infinito; defender nossa liberdade sem entregar nosso ser a nenhum ídolo; permanecer aberto a todo o amor, a verdade, a ternura que há em nós. Para nunca perder a esperança no ser humano ou na vida.

Batismo do Senhor - C

(Lucas 3,15-16,21-22)

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário