Abaixo, uma excelente reflexão, que tem como pano de fundo o texto bíblico Lc, 4,21-30 (O profeta rejeitado em Nazaré). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.
O texto foi publicado pelo autor na sua página no Facebook.
Vale a pena ler!
WCejnóg
Por José Antonio Pagola
30 de Janeiro de 2022
O MEDO DE SER DIFERENTE
Logo Jesus pôde ver o que podia esperar de seu próprio povo. Os evangelistas não nos esconderam a resistência, o escândalo e a contradição que ele encontrou, mesmo nos círculos mais próximos. Sua performance livre e libertadora era muito irritante. Seu comportamento pôs em perigo muitos interesses.
Jesus sabe disso desde o início de sua atividade profética. É difícil para alguém que decide agir fielmente ouvindo a Deus ser bem aceito em uma cidade que vive de costas para ele. "Nenhum profeta é bem visto em sua terra."
Os crentes não devem esquecê-lo. Não se pode pretender seguir fielmente a Jesus e não provocar, de alguma forma, reação, crítica e até rejeição daqueles que, por vários motivos, não concordam com uma abordagem evangélica da vida.
É difícil para nós vivermos contra a corrente. Temos medo de ser diferentes. Está na moda há muito tempo "estar na moda". E não só na hora de adquirir o look de inverno ou escolher as cores do verão. O «ditado da moda» impõe-nos os gestos, as maneiras, a linguagem, as ideias, as atitudes e as posições que temos de defender.
É preciso muita coragem para ser fiel às próprias convicções, quando todos se acomodam e se adaptam "ao que se veste". É mais fácil viver sem um projeto de vida pessoal, deixando-se levar pelo convencionalismo. É mais fácil acomodar-se confortavelmente na vida e viver de acordo com o que nos é ditado de fora.
No início, talvez você ainda ouça aquela voz interior que lhe diz que esse não é o caminho certo para crescer como pessoa ou como crente. Mas logo nos acalmamos. Não queremos passar por um "aberração" ou um "estranho". Você está mais seguro sem sair do rebanho.
E assim seguimos caminhando. Em rebanho. Enquanto a partir do Evangelho ainda somos convidados a ser fiéis ao projeto de Jesus, mesmo quando isso pode nos trazer críticas e rejeição por parte da sociedade, e até mesmo dentro da Igreja.
4 Tempo Comum - C
(Lucas 4,21-30)
buenasnoticias@ppc-editorial.com
Fonte: Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário