“Digo verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas, se morrer, dará muito fruto. Aquele que ama a sua vida a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo a conservará para a vida eterna.” (Jo 12, 24-25)
5º Domingo de Quaresma
A reflexão de hoje tem como base o texto bíblico Jo 12, 20-33 (Morrer para viver e dar frutos). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola. O texto foi publicado pelo autor na sua página no Facebook.
Vale a pena ler!
WCejnóg
Por José Antonio Pagola
13 março 2024
Não se ama impunimente
Poucas frases são tão provocativas como as que ouvimos hoje no Evangelho: <Se o grão de trigo não cair na terra e morrer, permanece infértil; mas se morrer, dá muito fruto>. O pensamento de Jesus é claro. Você não pode gerar vida sem dar a sua própria. Você não pode fazer os outros viverem se não estiver disposto a “sair do seu caminho” pelos outros. A vida é fruto do amor e brota na medida em que sabemos doar-nos.
É natural que nos afastemos da dor, que procuremos evitá-la sempre que possível, que lutemos para suprimi-la de nós. Mas precisamente por esta razão existe um sofrimento que deve ser assumido na vida: o sofrimento aceito como o preço do nosso esforço para fazê-lo desaparecer entre os homens. <A dor só é boa se realizar o processo da sua supressão>. (Dorothee Sölle).
É claro que na vida poderíamos evitar muitos sofrimentos, amarguras e decepções. Bastaria fechar os olhos ao sofrimento dos outros e fechar-nos na busca egoísta da nossa felicidade. Mas seria sempre um preço muito alto: simplesmente deixar de amar.
Quando se ama e vive a vida intensamente, não se pode viver indiferente ao grande ou pequeno sofrimento das pessoas. Quem ama fica vulnerável. Amar os outros inclui sofrimento, “compaixão”, solidariedade na dor. <Não há sofrimento que nos possa ser estranho> (K. Simonow). Esta dolorosa solidariedade traz salvação e libertação aos seres humanos. Isto é o que descobrimos no Crucificado: quem partilha a dor e se solidariza com quem sofre, salva.
5Quaresma-B
(João 12,20-33)
17 de março
José Antonio Pagola
Fonte: Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário