Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sábado, 30 de maio de 2015

O essencial do credo. - Reflexão de José Antonio Pagola. Vale a pena ler!




“Necessitamos, talvez, recuperar o essencial do nosso credo para aprender a vivê-lo com alegria nova.” – José Antonio Pagola

Festa da Santíssima Trindade

Abaixo, uma reflexão bem concreta e muito atual, que tem como pano de fundo o texto bíblico Mt 28, 16-20  (as últimas recomendações de Jesus). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.
O texto foi publicado na no site do Instituto Humanitas Unisinos (IHU).
Vale a pena ler e refletir!

WCejnog


IHU - Notícias
Sexta, 29 de maio de 2015

O essencial do credo

A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 28, 16-20 que corresponde a Festa da Trindade, Ciclo B, do Ano Litúrgico. 
O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto.

Eis o texto

Ao longo dos séculos, os teólogos cristãos elaboraram profundos estudos sobre a Trindade.  No entanto, bastantes cristãos dos nossos dias não conseguem captar o que tem que ver com as suas vidas essas admiráveis doutrinas.

Ao que parece, hoje necessitamos ouvir falar de Deus com palavras humildes e simples, que toquem o nosso pobre coração, confuso e desalentado, e reconfortem a nossa fé vacilante. Necessitamos, talvez, recuperar o essencial do nosso credo para aprender a vivê-lo com alegria nova.

“Creio em Deus Pai, criador do céu e da terra.”  Não estamos sós ante os nossos problemas e conflitos. Não vivemos esquecidos, Deus é nosso “Pai” querido. Assim O chamava Jesus e assim O chamamos nós. Ele é a origem e a meta da nossa vida. Criou-nos a todos só por amor, e espera a todos com coração de Pai no final da nossa peregrinação por este mundo. O Seu nome é hoje esquecido e negado por muitos. Os nossos filhos vão-se afastando Dele, e os crentes, não sabemos contagiá-los com a nossa fé, mas Deus continua a olhar a todos com amor. Mesmo que vivamos cheios de dúvidas, não temos de perder a fé num Deus Criador e Pai, pois teríamos perdido a nossa última esperança.

Creio em Jesus Cristo, Seu único Filho, nosso Senhor.” É o grande presente que Deus fez ao mundo. Ele contou-nos como é o Pai. Para nós, Jesus nunca será um homem mais. Olhando para Ele, vemos o Pai: em nossos gestos captamos a Sua ternura e compreensão. Nele podemos sentir o Deus humano, próximo, amigo. Este Jesus, o Filho amado de Deus, animou-nos a construir uma vida mais fraterna e ditosa para todos.  É o que mais quer o Pai. Indicou-nos, também, o caminho a seguir: “Sejam compassivos como o vosso Pai é compassivo”. Se esquecermos a Jesus, quem ocupará o Seu vazio? quem nos poderá oferecer a Sua luz e a Sua esperança?

“Creio no Espírito Santo, Senhor e dador da vida.” Este mistério de Deus não é algo longínquo. Está presente no fundo de cada um de nós. Podemos captá-lo como Espírito que alenta as nossas vidas, como Amor que nos leva até aos que sofrem. Este Espírito é o melhor que há dentro de nós.



Nenhum comentário:

Postar um comentário