Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

“Uma Família singular, com uma vocação permeada de Mistério”. – Interessante!



José levantou-se, pegou o menino e sua mãe, e entrou na terra de Israel. Mas, quando soube que Arquelau reinava na Judeia, no lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Por isso, depois de receber um aviso em sonho, José retirou-se para a região da Galileia, e foi morar numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: “Ele será chamado Nazareno”. (Mt 2, 21-23)

Abaixo, uma boa reflexão sobre a Sagrada Família. Como pano de fundo tem o texto bíblico Mt, 2, 13-15.19-23. (José, com Maria e Jesus, foge para o Egito, e depois votam para a Galiléia).
O texto encontrado no folheto Celebrando a Vida, da Diocese de São Mateus/ES.

Interessante. Vale a pena ler!
WCejnog










Reflexão



(...)

No Evangelho vemos a presença constante de Deus conduzindo a história. Ele envia seu mensageiro a José através dos sonhos. Revela que o Menino vem de Deus e que tem uma missão. Qual é essa missão? É dar início a um novo povo de Deus. Como Moisés, conduzir esse povo da terra da escravidão para a terra de liberdade.



Neste dia em que celebramos a Sagrada Família sigamos seu exemplo. Como qualquer outra, enfrenta as crises, dificuldades e contrariedades. É uma família onde cada membro está solidário como outro, disposto a partilhar os riscos que o outro corre. Cada membro aceita renunciar ao comodismo e sacrificar-se para que outro possa viver. Os problemas de um são de todos. Todos estão dispostos a arriscar para defender o outro. É uma família que se mantém unida e solidária.



É assim a nossa família? Na nossa família há solidariedade? Partilha? Amor?
Sentimos os problemas do outro e empenhamo-nos seriamente em ajudá-lo a superar as dificuldades? 
Aquilo que acontece a um é sentido por todos? Ou a nossa família é, apenas um hotel onde temos casa, mesa e roupa lavada?



A Sagrada Família escuta a Palavra de Deus. É na escuta da Palavra que esta família consegue encontrar as soluções para vencer as contrariedades e ajudar os membros a vencer os riscos que correm. Pela Palavra conseguem descobrir os caminhos a percorrer, a fim de assegurar a cada um dos seus membros a vida e o futuro.



Na nossa família se escuta a Palavra de Deus? Discernimos os sinais dos tempos oferecidos por Deus? Encontramos tempo para reunir a família à volta da Palavra de Deus?
A nossa família é uma família que reza?



A Sagrada Família é obediente a Deus. Maria e José são modelos de obediência. Jesus também aprendeu a obedecer como seus pais. Diante das indicações de Deus, não fazem resistências, mas cumprem à risca os desígnios de Deus. E é o cumprimento obediente dos projetos que assegura a esta família um futuro de vida, de tranquilidade e de paz.



A nossa família aceita com serenidade os projetos e vontade de Deus? Confiamos em sua presença quando nos dispomos a realizar Seus planos?



Neste tempo de Natal convém não esquecermos o tema central à volta do qual se constrói o Evangelho que hoje nos é proposto: Jesus é o Deus que vem ao nosso encontro, para cumprir o projeto de salvação que o Pai tem para todos. A sua missão é construir um novo povo de Deus, dar a Lei do Reino e conduzi-lo livre para a vida eterna.



Estamos dispostos a acolher Jesus como nosso libertador?
Entendemos que Jesus é quem nos liberta de todas as escravidões? Compreendemos e testemunhamos que Ele é nosso Salvador?






Nenhum comentário:

Postar um comentário