Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sábado, 4 de janeiro de 2020

”O rosto humano de Deus”. – Reflexão de José Antonio Pagola. Excelente!



“Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.” (Jo 1, 14)

Hoje, ainda no clima das festas natalinas, trago para o blog Indagações-Zapytania uma boa reflexão, muito concreta e relevante para qualquer pessoa que com humildade procura entender melhor a sua fé cristã. O texto bíblico Jo 1, 1-18 (No princípio era a Palavra) serve como base  para esta reflexão.

É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola. O texto foi publicado na página de Facebook do autor.

Vale a pena ler!

WCejnóg

  

Facebook

José Antonio Pagola



5 Janeiro 2020

2 Domingo de Natal - A

João 1,1-18


O rosto humano de Deus.


O quarto evangelho começa com um prólogo muito especial. É uma espécie de hino que, desde os primeiros séculos, ajudou os cristãos a mergulhar decisivamente no mistério trancado em Jesus. Se o ouvirmos com fé simples, hoje também poderá nos ajudar a acreditar em Jesus mais profundamente. Paramos apenas em algumas declarações centrais.


"A Palavra de Deus se tornou carne." Deus não é mudo. Ele não permaneceu em silêncio, trancado para sempre em seu Mistério. Deus quis se comunicar conosco. Ele queria conversar conosco, nos contar seu amor, explicar seu projeto. Jesus é simplesmente o Projeto de Deus feito carne.


Mas Deus não nos foi comunicado através de sublimes conceitos e doutrinas que somente os eruditos podem entender. Sua Palavra foi incorporada na vida carinhosa de Jesus, para que até os mais simples possam entendê-la, aqueles que sabem como ser movidos pela bondade, amor e verdade que estão trancados em sua vida.


Esta Palavra de Deus "acampou entre nós". As distâncias desapareceram. Deus se tornou "carne". Habita entre nós. Para encontrá-lo, não precisamos sair do mundo, mas nos aproximar de Jesus. Para conhecê-lo, você não precisa estudar teologia, mas sintonize-se com Jesus, com ele.


"Ninguém nunca viu Deus." Os profetas, sacerdotes, mestres da lei falavam muito de Deus, mas nenhum tinha visto seu rosto. O mesmo está acontecendo entre nós hoje: na Igreja falamos muito sobre Deus, mas nenhum de nós o viu. Somente Jesus, "o Filho de Deus, que está no seio do Pai, é quem o fez conhecido".


Não devemos esquecer isso. Somente Jesus nos disse como Deus é. Somente ele é a fonte para abordar seu mistério. Quantas raquíticas e pequenas idéias humanas de Deus devemos desaprender a deixar-nos atrair e seduzir por esse Deus que se revela a nós em Jesus.


Como tudo muda quando finalmente percebemos que Jesus é o rosto humano de Deus. Tudo se torna mais simples e mais claro. Agora sabemos como Deus olha para nós quando sofremos, como ele olha para nós quando nos perdemos, como ele nos entende e nos perdoa quando o negamos. Nele somos revelados "a graça e a verdade" de Deus.



Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário