Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sábado, 24 de fevereiro de 2024

“Ouvir Jesus”. – Reflexão de José Antonio Pagola.

“Formou-se então uma nuvem que os encobriu com a sua sombra; e da nuvem veio uma voz: <Este é o meu Filho muito amado; ouvi-o>.” (Mc 9,7)

 

Abaixo, uma excelente reflexão, que tem como base o texto bíblico Marcos 9,2-10 (Transfiguração de Jesus). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola. O texto foi publicado pelo autor na sua página no Facebook.

Vale a pena ler!

WCejnóg

 

Por José Antonio Pagola

24 Fevereiro 2024

Ouvir Jesus

Temos cada vez menos tempo para ouvir. Não sabemos aproximar-nos do coração do outro com calma e sem preconceitos. Não aceitamos a mensagem que todo ser humano pode nos comunicar. Presos em nossos próprios problemas, passamos pelas pessoas, mal parando para realmente ouvir alguém. Estamos esquecendo a arte de ouvir.

É por isso que não é tão estranho que os cristãos tenham esquecido em grande parte que ser crentes significa viver à escuta de Jesus. Contudo, só desta escuta nasce a verdadeira fé cristã.

Segundo o evangelista Marcos, quando no “monte da transfiguração” os discípulos se assustam com as sombras de uma nuvem, apenas ouvem estas palavras: “Este é o meu Filho amado: ouvi-o!”

A experiência de ouvir Jesus profundamente pode ser dolorosa, mas é emocionante. Não é o que imaginamos a partir dos nossos esquemas e tópicos. Seu mistério nos escapa. Quase sem nos darmos conta, arranca-nos das seguranças que nos são muito caras, para nos atrair para uma vida mais autêntica.

Finalmente conhecemos alguém que conta a verdade suprema. Alguém que sabe pelo que viver e pelo que morrer. Algo nos diz interiormente que ele está certo. Há verdade em sua vida e em sua mensagem.

Se perseverarmos na escuta paciente e sincera, a nossa vida começará a iluminar-se com uma nova luz. Começamos a ver tudo com mais clareza. Estamos descobrindo qual é a forma mais humana de enfrentar os problemas da vida e o mistério da morte. Percebemos os grandes erros que os humanos podem cometer e as grandes infidelidades dos cristãos.

Devemos ter maior cuidado nas nossas comunidades cristãs para ouvir Jesus fielmente. Ouvi-lo pode curar-nos de uma cegueira secular, pode libertar-nos de desânimos e covardias quase inevitáveis, pode infundir novo vigor na nossa fé.

2Quaresma-B

(Marcos 9,2-10)

25 de fevereiro

José Antonio Pagola

goodnews@ppc-editorial.com

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário