Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Lixo urbano – vamos continuar lamentando ou exigir um 'BASTA'?


Quando o assunto é  ‘Defesa do Meio Ambiente’ em primeiro lugar surge diante dos meus olhos a imagem dos LIXÕES urbanos:  montanhas de lixo e resíduos, áreas enormes do solo devastadas e transformadas em ‘fantasmas’.  Esse  fenômeno  aumentou ainda mais nas últimas décadas como resultado de crescimento das áreas urbanas. Todo mundo sabe que a questão é séria. Por que, então, essa questão não é tratada com a máxima urgência e competência?  
As iniciativas de reciclagem do lixo são ainda muito poucas e insuficientes. É claro, são louváveis e beneficiam um número razoável de pessoas, mas isso é pouco.  Aliás, penso eu, no lugar delas deveria surgir uma INICIATIVA OFICIAL, elaborada pelo poder competente, para dar um tratamento completo e eficiente para TODO o lixo produzido. Desta forma o LIXO poderá transformar-se em LUCRO para as cidades, sem causar grandes danos ao Meio Ambiente.
Na minha opinião isso é possível, sim.  Uma sociedade  consciente, com os governos sérios e comprometidos com o bem do homem e da Terra, é capaz  de tomar uma decisão radical e transformar todo o lixo em matéria prima, que voltaria a servir para a produção de novos bens e até se tornaria uma fonte de renda e lucro para essas cidades. E como isso pode acontecer? – Construindo em cada cidadão uma consciência profunda da necessidade de mudanças e fazendo uma pressão popular para  que essas reformas  fossem  realizadas o quanto mais depressa. Precisamos apostar numa solução radical e definitiva para o destino do lixo que  produzimos.
Mais sobre este tema você pode encontrar no meu artigo  ‘Tratamento de  lixo urbano – uma questão grave e  urgente’, em:  http://webnucleoverbita.cesjf.br/node/15308

WCejnog

***********************

Nenhum comentário:

Postar um comentário