Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Conheço porque existo?


Muitas vezes, parece, temos dificuldade para admitir que  todas  as outras pessoas têm a mesma possibilidade que nós, e podem ver e ter a experiência do mundo e das outras pessoas do mesmo jeito que nós o fazemos, isto é, a partir de si.  Se pensar bem, como pode ser isso? – eu existo para elas unicamente e exclusivamente porque elas existem? Mas isso parece absurdo, já que eu sei que eu existo, só que eu não existiria para qualquer outro ser humano, se ele não pudesse ter consciência da minha existência, e isso ele só pode ter porque existe. Parece estranho. Pensando assim, os meus filhos não tem dúvida que eu existo,  que o seu pai existe...;  mas,  será que a minha existência, o  existir ou não, está condicionado do fato que eles podem afirmar isso ou não? Se eu não tivesse filhos, logicamente nem existiria nenhuma afirmação deles sobre mim... e eu existiria porque existo. 

È verdade que só porque eu não  tenho consciência de alguma outra realidade ou existência, não quer dizer que ela não existe. Tanta coisa que  eu não sei, nem suspeito que pode existir... E continuamos  assistindo novas listas e listas de  existências e coisas que alguém  ainda hoje continua ‘descobrindo’, e levando esse fato ao conhecimento meu e de todos, e por isso as coisas descobertas começam a existir..! Mas elas existiram e existem independentemente disso  se são descobertas ou não... Elas apenas não existem para quem não sabe que elas existem e quem não tem consciência delas.  Eis o paradoxo!

Na base de experiências que possuo e da aprendizagem eu tenho a possibilidade de  me servir de intuição e de imaginação, para supor, quase com toda certeza, que os processos e fatos  vão continuar ocorrendo neste mundo, enquanto ele existir. Sei que o mundo, o planeta é tão grande, e tem tantos mistérios e  características, que ainda não foram nem sequer  descobertos e classificados. Mesmo que não posso provar isso – eu simplesmente sei.

E o mundo, o nosso Planeta, que é tão grande e diverso,  fazendo a parte do Universo, em que ele não  é praticamente nada - è uma partícula  dentro da imensidão do Universo! E onde aqui estou eu? Onde aqui é o ser humano e o que ele pode significar em tudo isso?  Na verdade,  estamos  diante do insondável Mistério da existência e da vida, que fazem parte do mistério de ser.  Sei alguma coisa (e o ser humano de hoje sabe  um volume considerável de  coisas sobre si mesmo e sobre o mundo, tentando  até brincar de Deus!), mas, o que isso significa diante desse mistério? – nada!   Que importância tem que sabemos alguma coisa? – nenhuma!  No infinito do Universo nós, seres humanos,  somos tão pequenos! 

Porque existo? Porque existimos? Isso tem sentido...?
Estou pensando em Deus!
WCejnog

*************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário