Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sábado, 21 de maio de 2016

Abrir-nos ao Mistério de Deus. – Reflexão de José Antonio Pagola. Excelente!



“Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade.” (Jo 16,13)

Abaixo, uma pequena reflexão, muito concreta e atual, que tem como pano de fundo o texto bíblico Jo 16,12-15 (Jesus fala do Pai e do Espírito). O texto é de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola. Foi publicado na no site do Instituto Humanitas Unisinos (IHU).
Não deixe de  ler!

WCejnog


IHU – Notícias
Sexta, 20 de maio de 2016

Abrir-nos ao Mistério de Deus

A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho segundo João 16,12-15 que corresponde à Festa da Santíssima Trindade, ciclo C do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto.


Eis o texto

Ao longo dos séculos, os teólogos realizaram um grande esforço por se aproximar do mistério de Deus, formulando com diferentes construções conceptuais as relações que vinculam e diferenciam as pessoas divinas no seio da Trindade. Esforço, sem dúvida, legítimo, nascido do amor e do desejo de Deus.

Jesus, no entanto, não segue esse caminho. A partir da sua própria experiência de Deus, convida seus seguidores a relacionar-se de forma confiada com Deus Pai, a seguir fielmente seus passos de Filho de Deus encarnado, e a deixar-se guiar e alentar pelo Espírito Santo. Ensina-nos assim a abrir-nos ao mistério santo de Deus.

Antes de tudo, Jesus convida seus seguidores a viver como filhos e filhas de um Deus próximo, bom e profundamente querido, que todos podemos invocar como Pai querido. O que caracteriza este Pai não é seu poder e sua força, mas sua bondade e sua compaixão infinita. Ninguém está só. Todos temos um Deus Pai que nos compreende, nos quer e nos perdoa como ninguém.

Jesus mostra-nos que este Pai tem um projeto nascido do seu  coração: construir com todos seus filhos e filhas um mundo mais humano e fraterno, mais justo e solidário. Jesus chama-o “reino de Deus” e convida a todos a entrar nesse projeto do Pai procurando uma vida mais justa e digna para todos, começando pelos seus filhos mais pobres, indefesos e necessitados.

Ao mesmo tempo, Jesus convida seus seguidores que confiem também nele: “Não fique perturbado o coração de vocês”. “Acreditem em Deus e acreditem também em mim” (Jo 14,1). Ele é o Filho de Deus, imagem viva do seu Pai. Suas palavras e gestos mostram-nos como nos quer o Pai. Por isso, convida a todos a segui-lo. Ele nos ensinará a viver com confiança e docilidade ao serviço do projeto do Pai.

Com o grupo de seguidores, Jesus quer formar uma família nova onde todos procurem “cumprir a vontade do Pai”. Esta é a herança que quer deixar na terra: um movimento de irmãos e irmãs ao serviço dos menores e desvalidos. Essa família será símbolo e semente do novo mundo querido pelo Pai.

Para isso necessitam acolher o Espírito que alenta o Pai e o Filho Jesus: “Vós recebeis a força do Espírito Santo que virá sobre vós e assim serão as minhas testemunhas”. Este Espírito é o amor de Deus, o alento que partilham o Pai e o Seu Filho Jesus, a força, o impulso e a energia vital que fará dos seguidores de Jesus as Suas testemunhas e colaboradores ao serviço do grande projeto da Trindade santa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário