Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

domingo, 1 de maio de 2016

O Deus de todos os nomes e o diálogo inter-religioso. – Análise de Michael Amaladoss. Imperdível!



Acho excelente o texto O Deus de todos os nomes e o diálogo inter-religioso, de Michael Amaladoss *, que foi publicado no Cadernos Teologia Pública, número 10. 


Para quem estiver interessado em aprofundar-se na reflexão mais séria e específica sobre o desafio que está diante do cristianismo (e dos cristãos) no mundo de hoje de “reelaborar seu pensar Deus na companhia das diversas religiões” (Jéferson Ferreira Rodrigues), esse texto proporciona uma excelente oportunidade.


O texto está organizado da seguinte forma:

1. Religiões em conflito
2. Em busca de um método
3. Colaboração e Diálogo
4. Uma nova teologia das religiões
5. Igreja e o Reino de Deus
6. Jesus, o libertador
7. Uma chamada ao diálogo

O texto, em PDF, precedido por um interessante comentário de Jéferson Ferreira Rodrigues,  está disponível no site do Institutu Humanitas Unisinos. (Para acessar clique IHU – Notícias).

Ou, então, o leitor pode ir direto para o mesmo texto (em PDF) acessando o seguinte link: Cadernosteologiapublica.pdf

Vale a pena ler, analisar e interiorizar esse texto inteiro, até o fim!

WCejnóg

_____________


* Michael Amaladoss, indiano, padre jesuíta, doutor em Teologia. Diretor do Instituto do Diálogo com Culturas e Religiões, Chennai, Índia. Escreveu muitos livros e artigos sobre espiritualidade e diálogo inter-religioso. Dentre eles, citamos os seguintes: Jesus – o profeta do Oriente (São Paulo: Pensamento, 2009), Promover harmonia: vivendo em um mundo pluralista (São Leopoldo: UNISINOS, 2006), The Dancin de: em busca de uma espiritualidade integral (São Paulo: Loyola, 1997).g Cosmos. A way to harmony (Anand: Gujarat Sahitya Prakash, 2003), A reviravolta planetária de Deus: da 'experiência religiosa' à 'experiência secular' (São Paulo: Paulinas, 1995) e Rumo à plenitude.



Nenhum comentário:

Postar um comentário