Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sábado, 2 de julho de 2016

Portadores do evangelho. - Reflexão de José Antônio Pagola. Muito boa!




Disse-lhes: Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe. Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos. Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho. Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa! Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós. Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa. Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem,  comei o que se vos servir. Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: O Reino de Deus está próximo. Mas se entrardes nalguma cidade e não vos receberem, saindo pelas suas praças, dizei: Até o pó que se nos pegou da vossa cidade, sacudimos contra vós; sabei, contudo, que o Reino de Deus está próximo. (Lc 10, 2-11)

O comentário que trago hoje para o blog Indagações, do padre e teólogo espanhol José Antônio Pagola, é muito interessante e, sobretudo, bem atual. Tem como pano de fundo o texto bíblico Lucas 10,1-12.17.20 (Jesus envia os discípulos para anunciarem o reino de Deus).
Foi publicado no site do Instituto Humanitas Unisinos (IHU).

Não deixe de ler.

WCejnog


IHU – Notícias
sexta, 01 de julho de 2016

Portadores do evangelho

A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus segundo Lucas 10,1-12.17.20 que corresponde ao 14° Domingo do Tempo Comum, ciclo C do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto.
No Brasil celebra-se a Solenidade de Pedro e Paulo.

Eis o texto

Lucas recolhe no seu evangelho um importante discurso de Jesus, dirigido não aos Doze mas a outro grupo numeroso de discípulos aos quais envia para que colaborem com Ele no seu projeto do reino de Deus. As palavras de Jesus constituem uma espécie de carta fundacional onde os seus seguidores devem alimentar-se na sua missão evangelizadora. Realço algumas linhas mestras.

«Ponham-se a caminho»

Mesmo que o esqueçamos, duma e outra vez, a Igreja está marcada pelo envio de Jesus. Por isso é perigoso concebe-la como uma instituição fundada para cuidar e desenvolver sua própria religião. A imagem de um movimento profético que caminha pela história segundo a lógica do envio responde melhor ao desejo original de Jesus: sair de si mesmo, pensando nos outros, servindo ao mundo a Boa Nova de Deus. «A Igreja não está aí para si mesma, mas para a humanidade» (Bento XVI).

Por isso, hoje, é tão perigosa a tentação de nos voltarmos sobre os nossos próprios interesses, o nosso passado, as nossas aquisições doutrinais, as nossas práticas e costumes. Mais ainda, todavia, se o fazemos endurecendo a nossa relação com o mundo. Que é uma Igreja rígida, anquilosada, encerrada em si mesma, sem profetas de Jesus nem portadores do Evangelho?

“Quando entrarem numa cidade... curem os doentes que nela houver e digam ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vocês!”

Esta é a grande notícia: Deus está próximo de nós animando-nos a fazer mais humana a nossa vida. Mas não basta afirmar uma verdade para que seja atrativa e desejável. É necessário rever a nossa atuação: que é que pode levar hoje as pessoas até ao Evangelho?  Como podem captar Deus como algo novo e bom?

Seguramente, falta-nos amor ao mundo atual e não sabemos chegar ao coração do homem e da mulher de hoje. Não basta predicar sermões desde o altar. 
Temos que aprender a escutar mais, acolher, curar a vida dos que sofrem... só assim encontraremos palavras humildes e boas que aproximem esse Jesus cuja ternura insondável nos coloca em contato com Deus, o Pai Bom de todos.

«Quando entrarem numa casa, dizei primeiro: Paz a esta casa»

A Boa Nova de Jesus comunica-se com respeito total, desde uma atitude amistosa e fraterna, contagiando paz. É um erro pretender impor a partir da superioridade, da ameaça ou o ressentimento. É anti-evangélico tratar sem amor as pessoas só porque não aceitam a nossa mensagem. Mas, como o aceitarão se não se sentem compreendidos por aqueles que se apresentam em nome de Jesus?



Nenhum comentário:

Postar um comentário